Blog         Instagram   Facebook    Twitter   Youtube
 
Sandra Fayad Bsb
Proseando em Versos no Minhocário de Palavras
Meu Diário
27/09/2017 21h14
Minha Segunda Viagem a Cuba

Imediatamente após o Furacão Irma atingir violentamente as ilhas do Caribe e a Flórida nos Estados Unidos, meus netos Mary e Viny e eu estivemos em Cuba. Eles foram até o Balneário de Varadero por três dias logo que chegaram ( período de 16 a 18 de setembro. Eu cheguei no dia 20 de setembro em Havana. Ficamos lá até o dia 25/09, quando retornamos ao Brasil. Estivemos também em outra área de praia chamada Santa Maria. Mary e Viny foram visitar ainda umas cavernas 250 km distantes de Havana. Tudo o que vimos foi de dar muita pena, perdas irreparáveis em alguns locais, destruição, muita sujeira, lixo espalhado, vegetação destruída, problemas graves de falta de saneamento, de falta de alimentos e de abrigos decentes. A população estava desorientada pelas ruas, sem saber o que iria acontecer dali em diante. Não se via movimentos de agentes governamentais providenciando reparos ou solucionando problemas de qualquer ordem. Tudo parecia abandonado à própria sorte. Via-se uns poucos turistas na principal rua de Havana Velha, que também não encontravam nem o que comprar. Doamos o que levamos, mas saímos de lá com a sensação de que deveríamos ter levado muito mais, tais eram as necessidades básicas daquele povo totalmente desasistido.


Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 27/09/2017 às 21h14
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
10/09/2017 12h59
Davi e a Revista Traços

Nos fins de semana, o Parque da Cidade em Brasília é mais que oportunidade para exercitar e relaxar. É também ponto de encontro. Neste domingo, encontrei o Davi, vendedor da Revista Traços. A Traços "não é só uma revista" relativamente nova, criada por um Grupo editorial de 11 pessoas. É "uma ferramenta de inclusão de pessoas em situação de rua na sociedade". Ela é mensal e é vendida por R$5,00, sendo que R$4,00 vão para o vendedor. Está no número 19 ( ago-2017). Para ter direito de vender a revista o interessado deve apenas obedecer a um Código de Conduta de 10 itens, dentre os quais não estar drogado ou bêbado, não pronunciar palavaras agressivas, não trabalhar com crianças, não brigar nos pontos de venda.  O conteúdo da Revista é semelhante ao de qualquer publicação de boa qualidade que divulga atividades culturais e novidades na literatura, música, artes, enfim criatividade em geral. Davi é um dos personagens que está nesse projeto buscando sair das ruas. Apresenta-se com comportamento exemplar, uniformizado, sorridente e mais... conversa e conhece todo mundo. Ao adquirir a revista, entreguei-lhe meu cartão, e fiquei surpresa quando comentou de imediato:

- Eu conheço a senhora, dona Sandra. Lá da sua Horta. Já fui lá. Ela é muita bonita. 

  Ganhei o dia!

Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 10/09/2017 às 12h59
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
03/08/2017 22h38
1ª MARATONA DE POESIAS DE BRASÍLIA

Realizada com sucesso conforme previsto e prograamdo. Mais de 80 poetas, (adutos e crianças), profissionais e amadores, declamadores e leitores, fãs- todos compareceram durante todo o dia das 10 h às 22 h na Livraria Leitura do Pátio Brasil Shopping para viver a poesia. Houve sorteios de livros, leitura de poemas, entrevistas, declarações de amor, performances poéticas, representações poéticas e muitas atrações.

Tudo foi registrado em fotos e vídeos. 

========================================================

Matéria de hoje do Correio Brasiliense, 03 de agosto de 2017

Histórico: O Editor José Carlos Vieira e a jornalista Camila Beatriz entraram em contato comigo. Eu estava conferindo a agenda do evento 1ª Maratona de Poesias de Brasília. Envieio seguinte texto para o CB ( a respeito e a pedido da jornalista): 

"Camila, 

Segue foto do evento.

A 1ª maratona de poesias da Livraria Leitura do Pátio Brasil Shopping é um evento resultante de parceria com o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal ( presidido por Marcos Linhares) e do recém criado grupo Fuxico Literário, coordenado por Luciane Melo. O evento terá início às 10 h do dia 05 de agosto (sábado) e irá até às 22 horas ininterruptamente. Eu, Sandra Fayad, estou colaborando na organização da agenda, através de compartilhamento das ações que visam o bom resultado do evento,  envio de convites aos poetas e confirmação de presenças.  O tempo de apresentações ainda está sendo definido, em função do grande número de interessados. No início, pensou-se em conceder 15 minutos a cada poeta (seriam 48 ), mas a adesão já ultrapassa 60 interessados. Portanto o tempo das apresentações poderá ser reduzido para cerca de 10 minutos. Acho que em linhas gerais é isto, Camila.

Obrigada.Á sua disposição. "

Depois ela me ligou e eu lhe cedi uma entrevista, colocando-a em contato com Marcos Linhares e Luciana Melo..

A matéria: (foto de Chico Nogueira)

"A 1ª Maratona de poesias da Livraria Leitura é uma parceria entre o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal e do grupo Fuxico Literário, coordenado por Luciane Melo. O evento durará 12 horas e já há mais de 60 poetas inscritos para declamar trabalhos autorais ao longo do dia. Chico Nogueira, Jorge Amâncio, Louise Sofia Madeira e Noélia Ribeiro são alguns dos nomes confirmados. 

Marcos Linhares, jornalista e presidente do Sindicato dos Escritores, irá declamar suas poesias ao público e está por trás da organização da maratona. “Muita gente não sabe quantos bons poetas há em Brasília. O principal objetivo do evento é mostrar a variedade e qualidade das poesias da cidade”, explica. Chico Nogueira, do grupo de cultura popular Mambembrincantes, fará a abertura da maratona, recitando com viola.

(foto de Noélia Ribeiro)

"O evento será aberto para quem quiser apenas assistir e para qualquer um que deseje se arriscar na poesia. “Vamos sortear poemas para que as pessoas os levem para casa, haverá momento para autógrafos e, além disso, todos os presentes estarão convidados à compartilhar poesias. Queremos que seja um evento de troca de experiências, feito para compartilhar”, afirma Marcos. Ele acredita que: “para enfrentar a vida é preciso muita poesia”, e por isso aposta na reunião de poetas para fortalecer a arte.

Assim como Marcos, Sandra Fayad colabora com a organização do evento e é uma das poetas que declamará trabalhos na maratona. “Eu acho que vai ser bem animado. A poesia em Brasília está muito dispersa em grupos distantes uns dos outros, e essa é uma oportunidade para elas se juntarem e confraternizarem”, opina Sandra, que também reforça a importância da representatividade no cenário brasiliense. “Estarão reunidas pessoas de várias correntes e de várias cidades satélites e regiões administrativas. É importante que haja unidade para a poesia da capital, que os poetas possam quebrar o distanciamento.”

Serviço

1ª Maratona de poesias da Livraria Leitura

Na Livraria Leitura do Pátio Brasil, sábado (5/8), das 10h às 22h. "

Link: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2017/08/03/interna_diversao_arte,614916/1-maratona-de-poesias-da-livraria-leitura-e-este-sabado-5.shtml

Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 03/08/2017 às 22h38
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
31/07/2017 16h19
RECITAL POÉTICO na Feira da Longevidade

De 28 a 30 de julho de 2017 ocorreu no Brasília Shopping a II Feira da Longevidade promovida por Raquel Formiga. Fui convidada a participar com meus amigos poetas em um recital nos dias 29 e 30 (sábado e domingo) das 13 às 14 h e das 14 às 15 h respectivamente. Para isto convidei nara fontes, Rômulo Neves, Jorge Amâncio, Marina Andrade  e Seira Beira - e finalmente Donzílio Luiz e Noélia Ribeiro ( convidados especiais). Marina Andrade não participou por motivos de saúde de sua mãe. No final do evento houve dificuldades de bom entendimento com a convidada Seira Beira. No mais o evento transcorreu em perfeita ordem e harmonia entre os participantes, sendo um sucesso de público, A vendas de livros no estande cedido para essa finalidade por parte da organização do evento foi suficientes para cobrir os custos de deslocamento, em contrapartida à participação dos poetas sem o pagamento de cachês. 

Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 31/07/2017 às 16h19
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
24/07/2017 22h12
Matéria sobre tratamento através da leitura

O Blog " O Bem Viver" de Dáttoli comentou a entrevista cedida pelo Professor de Medicina, pesquisador e médico, Dante Gallian, ao Blog Página Cinco. A matéria é muito interessante. 

"O pesquisador ouvido na matéria é Dante Gallian, responsável por inúmeros trabalhos nessa área, que publicou, recentemente, o livro “A Literatura como Remédio – Os Clássicos e a Saúde da Alma”. Segundo o professor Dante, a literatura pode ajudar no combate à ansiedade, no tratamento de pacientes psicóticos e também da depressão em pacientes da terceira idade. Por se tratar de um remédio para a alma, é natural que ajude “a curar enfermidades de origem psíquica e emocional, que são as mais prevalentes no mundo atual.”(Blog O Bem Viver)

Trechos da entrevista:

Dante é formado em História pela USP, onde fez seu mestrado e doutorado. Seu pós-doutorado veio pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, de Paris, e desde 1999 é professor e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da EPM. Grande entusiasta da leitura – acredita que ler é um ato revolucionário -, teve sua vida impactada por clássicos como “A Odisseia”, de Homero; “A Divina Comédia”, de Dante; “Dom Quixote”, de Cervantes;...

Dentre os problemas que um bom livro pode combater, Dante aponta principalmente para um que define como “predominante e crônico em nossos dias”: a ansiedade, algo diretamente relacionado à constante pressa a qual quase todos parecem estar submetidos. “Vivemos um tempo em que tendemos a privilegiar tudo o que é imediato e circunstancial e a desprezar tudo o que é permanente e essencial. Vemo-nos, cada vez mais, transformados em máquinas de produção e consumo e isso nos desumaniza e nos faz doentes.

Estamos sempre extremamente ocupados, mergulhados numa dinâmica operacional de resolução de problemas e realização de tarefas, esquecendo de amar, de olhar, de contemplar o mundo, a vida.as pessoas que nos cercam”.Ao nos “sequestrar”, através de uma narrativa envolvente e uma trama interessante, a literatura tem o poder de nos lançar numa outra espacialidade e temporalidade.

Em meu livro cito um autor francês, Daniel Pennac, que num ensaio genial intitulado “Como um Romance” afirma que “o tempo para ler é como o tempo para amar: é sempre um tempo roubado” Vivemos um tempo em que tendemos a privilegiar tudo o que é imediato e circunstancial e a desprezar tudo o que é permanente e essencial. Vemo-nos, cada vez mais, transformados em máquinas de produção e consumo e isso nos desumaniza e nos faz doentes. 

O remédio é realmente “roubar”; roubar tempo que talvez dediquemos de forma exagerada às redes sociais, à televisão e a outras atividades que ocupam nosso tempo de ócio com sempre mais do mesmo.

Links: https://obemviver.blog.br/2017/07/23/professor-da-escola-de-medicina-defende-os-livros-como-remedio-para-a-ansiedade-e-diversos-males/

https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2017/07/20/professor-da-escola-de-medicina-defende-os-livros-como-remedio-para-a-ansiedade-e-diversos-males/

Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 24/07/2017 às 22h12
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Página 8 de 73
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »
Site do Escritor criado por Recanto das Letras