Em junho, Paula, mãe de um dos alunos me procurou para agendar uma visita de três alunos do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Militar de Brasília. Eles se interessaram por tudo o que há no nosso Micro Ecossistema Urbano (MEU). Conversamos bastante e nos divertimos também. Além do lindo trabalho que apresentaram na Feira de Ciências do colégio, incentivaram outros colegas e professores a visitar o Projeto. Veja o vídeo abaixo:
É o resumo da história de um projeto que começou 1997, em um sítio nos arredores de Brasília. Hoje ocupa uma área de 5' m², com mais de 100 espécies de ervas medicinais e condimentos, possui atividades sociais de contribuiçãoàs pessoas carentes e doentes, promove educação ambiental, realiza compostagem, palestras, oficinas; alimenta pequenos animais livres, possui mural informativo e com poesia e fornece mudas, plantas decorativas e livros autografados ao visitantes para financiar seus custos. O espaço fica na Asa Norte, Quadra 713 Norte, em Brasília e é aberto á visitação das 8 h às 19 horas todos os dias. Edição e montagem: Mariana Franzoi. Compactação: José Humberto.
Em 21 de abril de 2021, o Correio Brasiliense pubicou um Caderno Especial comemorativo dos 61 anos da cidade de Brasília (DF). O Caderno é dedicado a mostrar aos cidadãos o trabalho daqueles que contribuem para o desenvolvimento da cidade, especialmente na área da colaboração pelo bem estar da população. No nosso caso, trata-se do Micro Ecossitema Urbano que criamos e administramos há mais de 15 anos em sua Capital. Somos gratos ao CB pela reportagem. Parabéns, Brasília.
Neste momento está sendo enterrado mais um amigo, vítima do Covid, em Belo Horizonte.
Talvez muitos não saibam. O jovem cirurgião-dentista, motociclista de carteirinha, Helder Castro, era um bom leitor e poeta. Líamos um ao outro e conversávamos sobre nossas reflexões na rede social.
Foi meu hóspede e participou de um pequeno evento poético na minha casa em Brasília. Em 2013, leu o livro “Histórias de Jorge, o Batuta” e enviou-me a seguinte mensagem:
"Dinda, quase meia noite de ontem, acabei de ler seu livro.
Batuta! Acho que descreve bem seu pai! Pelo que li, entendi e senti, Jorge era/é um sujeito positivo, alegre, persistente, determinado, otimista, corajoso, valente, amigo, simples, apaixonado pela vida, enfim, batuta mesmo, na extensão da palavra.
Quanta dificuldade, né, Dinda? Quanta beleza também ... Parece-me que a facilidade torna as pessoas, os acontecimentos e os sentimentos frouxos, chochos, carentes de vida, pobres de emoções verdadeiras. A história do Batuta não, ela é rica, viva, pulsante, comovente, instigante, estimulante! Quanta sorte suas em terem tantas dificuldades ... (paradoxal, né?) Fico feliz por você ter tantas boas lembranças, fico grato por dividi-las conosco.
Chorei algumas vezes, quando li, mas não fiquei triste. Em qualquer momento da narrativa a energia de Jorge fazia prever sucesso ou, pelo menos, graça à frente. Gostei, ainda, dos depoimentos. Bom, Dinda já lhe descrevi com muitos adjetivos antes, mas, agora, tenho um definitivo: VOCÊ É BATUTA, DINDA!
Lendo seu livro, fiz uma descoberta científica: "batutice" é transmitida geneticamente! Espero ser contagiosa também! Beijo grande de seu afilhado emprestado. Salve, Jorge!
Vá, de braços dados com a Luz, ler e declamar poemas para Legiões de Anjos, meu Amigo!
Reportagem completa, de 03/05/2021 no Bom Dia DF, sobre o nosso Micro Ecossistema Urbano, na Asa Norte- Brasília (DF). Em março completamos 16 anos de atividades ininterruptas. Conheça, e visite-me! No meu site você encontrará toda a minha rede social. Se puder, divulgue. Bem vinda! Bem vindo! https://sandrafayad.prosaeverso.net/
https://www.facebook.com/vovisster/videos/10218277644989025/
<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=314&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fvovisster%2Fvideos%2F10218393878374787%2F&show_text=true&width=560&t=0" width="560" height="429" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowFullScreen="true"></iframe>