Histórias da Horta - Segurança
Muitas novidades acontecem diariamente no meu Projeto de Horta Urbana. Hoje eu fiquei fora do local praticamente o dia todo, em razão de compromissos familiares.
No final da tarde, assim que o sistema de irrigação automático terminou sua tarefa de regar as plantas, fui fazer uma vistoria nos cestos de doações. Geralmente isto é trabalhoso porque as pessoas desorganizam o conteúdo dos cestos, retirando só o que lhes interessa. É o caso dos galhos de ora pro nobis. Retiram as folhas e deixam os galhos espinhentos, que só servem para espetar quem quer escolher outros produtos.
Enquanto eu fazia a limpeza, passou um morador de rua arrastando um saco com latinhas. Nos últimos dois anos o movimento deles na nossa Quadra tem sido intenso, incomodando e assustando os moradores, que realizam dezenas de chamadas à polícia por semana.
Um jovem morador, que passeava com seus cãezinhos do outro lado da rua, veio ao meu encontro e perguntou:
- Tia, a senhora ficou assustada com esse morador de rua? Se precisar de ajuda, conte comigo.
Ao que respondi:
- Não se preocupe. Está tudo bem. Eles passam várias vezes ao dia por aqui. Mas - acredite - nunca me incomodaram. Eu vejo os moradores reclamar e ficar apreensivos. Mas aqui nunca tive problemas. Creio que há uma proteção divina e uma boa energia vinda das plantas, que criam uma manta protetora.
Então ele disse:
- Acredito nisso também. Já que a senhora está protegida... (olhou para o céu, sorriu e completou) vou continuar o passeio com meus cãezinhos. Boa noite!
Bsb, 25/05/2025
Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 25/05/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.