Blog         Instagram   Facebook    Twitter   Youtube
https://www.instagram.com/minhocariodepalavras/
 
Sandra Fayad Bsb
Minhocário de Palavras
Textos

VATICANO

 

Na metade dos anos 60 do século XX surgiram duas obras literárias de Morris West: A Filha do Silêncio e O Advogado do Diabo. O autor circulava e pesquisava no interior do Vaticano e trazia a público algumas pinceladas diferentes daquele mundo misterioso.  Eu era estudante secundária no interior de Goiás, no Colégio das Freiras Agostinianas. A freira, professora de "português " determinou que lêssemos o livro A Filha do Silêncio e fizéssemos um relatório ilustrado para avaliação escolar.  Gostei tanto da tarefa que consegui, em jornais e revistas, recortes ilustrativos adequados e escrevi um release tão fiel ao conteúdo da obra que obtive a nota máxima de avaliação.  Foi uma grande vitória estudantil.

Depois li O Advogado do Diabo com o mesmo interesse, incorporando ao meu acervo cultural cada palavra doutrinadora de Morris West.

Ali estava o início de uma tentativa de desmonte da crença de que o Vaticano era uma parcela do mundo santificado.

Nessa mesma linha, em 1971 surgiu o livro Os Subterrâneos do Vaticano, de André Gide.

Essa nova obra, que também se tornou best-seller, gerou uma polêmica fabulosa sobre os valores morais e sociais da fé católica. Era uma tentativa de desmascarar e dividir a Igreja. O momento político era de disputa e até mesmo de guerra entre os que queriam a implantação do comunismo e seus combatentes institucionais ocidentais. Cuba já havia caído e o restante da América Latina, sob o comando de militares, estava eliminando os focos de resistência de líderes instruídos pelos russos.

No Brasil, a Igreja acolhia e incentivava a luta socialista. Essa obra doutrinadora, como tantas outras traduzidas para o Português, ajudava a resistência. Ao abrir o cofre secreto do Vaticano, mostrando os podres da Igreja, a corrente comunista enfrentava o Estado de maioria católica. Entre os muitos textos que li há época, e que me influenciaram e a todos os estudantes secundaristas e universitários estão essas três. obras valiosas do ponto de vista histórico. Marcaram um momento de grande transformação mundial, inclusive com a chegada do homem à Lua e o combate acirrado por parte do Sistema vigente à proposta comunista russa.

Hoje, mais de meio século depois, recebo este vídeo sobre o Vaticano, que não tenho as condições necessárias para avaliar.

Mas, percebo que, a despeito de toda a evolução, o mundo não mudou tanto quanto eu imaginava. A experiência e a maturidade me mudaram. Estou com os que criticam e combatem essa pseudo ideologia corrupta e sanguessuga, que implanta mentiras na mente dos jovens, para usá-los a favor de suas ações suspeitas de enriquecimento e poder.

Que venha um Papa corajoso para expor a Verdade e acabar de vez com essa guerra de versões, que só prejudica aos que tem Fé e seguem os ensinamentos de Jesus Cristo.

BSB, 27/04/2025

Aqui o Vídeo citado: 

https://www.youtube.com/watch?v=S3NPda9WALg

Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 27/04/2025
Alterado em 27/04/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
foto
Raffert
Eu não queria entrar no mérito da ideologia e ainda mais aqui na sua casa. Porém, quando leio um desses apropriadores dos conceitos alheios, me indigna. O sujeito quer se apropriar do mito Jesus pra vesti-lo comunista. Privatiza o ser incorpóreo para seu grupo e lhe põe discursos inverídicos na boca. "Que venha um Papa corajoso para expor a Verdade e acabar com essa guerra de versões". A senhora sintetizou tudo o que nós pensamos do clérigo que declarou que o catolicismo tinha que se desmasculinisar. Vade Retro!
foto
Andretti
E não seria Jesus Cristo um dos pioneiros do socialismo/comunismo? Afinal ele criticou os vendilhões dos templos, os fariseus da elite, deu de comer a quem tinha fome a partir da partilha e pregou uma revolução pacifista, como Gandhi faria séculos depois na Índia e Mandela na África do Sul. Porque só é doutrinação quando são ideias que contradizem um sistema capitalista predatório que impele pessoas à indigência, desigualdade socioeconômica e hierarquias nas próprias religiões cristãs? Tudo é ideologia. O conservadorismo é uma ideologia que busca conservar ideologias que atendam a interesses de determinadas classes (riqueza, etnia, sistema religioso, visão de família e relacionamentos sociais, cultura padronizada). O que se deseja conservar? O que o status que conservou sob os desígnios da Igreja conservadora ao longo dos tempos? O preconceito, a hipocrisia, a rejeição ao Cristo histórico e ao Francisco, Papa mais próximo dos grupos minorizados? A fé que sustenta a exploração socioeconômica, sustenta quem? Provavelmente quem nunca passou fome na vida!
foto
Raffert
Andre Gide era rico e fez parte da alta intelectualidade francesa dos século XIX e XX. Oscar Wilde foi amigo dele e compartilhava afeições pelo mesmo sexo. Os subterrâneos do Vaticano foi um fracasso na época. Paul Claudel (irmão da escultora Camille Claudel) rompeu a amizade com André devido as inconstâncias e com uma sutil vestimenta de pederastia datada no romance. Gide vivia o inferno particular entre ser católico e rejeitar a homossexualidade. Estudiosos já escreveram teses em que Marcel Proust se inspirou no jovem dandi Andre. Concordo plenamente com seu texto. Um abraço
Site do Escritor criado por Recanto das Letras