Textos
ARANTO
Kalanchoe daigremontiana
Planta nativa da Ilha de Madagascar (África), a suculenta aranto, também conhecida como mãe-de-mil, mãe-de-milhares e fortuna, é rica em bufadienolídeo, substância com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. No entanto, trata-se de planta ornamental de fácil reprodução vegetativa, através de brotos que crescem em suas folhas, e que caem no chão, dando continuidade à propagação. Estudo publicado na revista científica International Journal of Biological Macromolecues apontou que o aranto apresenta um efeito antitrombótico bastante importante. Trata as dores, variados tipos de lesão, doenças da pele e machucados, atuando como anti-inflamatório natural, na forma de compressas e banhos (uso externo).
No entanto, na forma de chá ou cápsula, a ingestão (uso interno) deve observar os seguintes cuidados, devido à alta toxidade presente na planta: a folha tem que ser previamente seca (desidratada), e a dose diária deve conter no máximo 30 gramas. É usada para tratar dor de garganta, febre, ansiedade e estresse, possuindo propriedades sedativas e calmantes.
Proibição e restrição de uso: Não deve ser utilizado durante a gravidez, porque pode aumentar as contrações uterinas e causar aborto. Crianças e pessoas com hipoglicemia e/ou pressão baixa também não devem consumir esta planta. Não existem comprovações científicas suficientes de seus benefícios, especialmente, para o combate ao câncer. Sobre isto, encontrei ainda o depoimento do biomédico João Ernesto Carvalho, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo, e membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos da ANVISA: “As pesquisas não chegaram na fase clínica, que testa os efeitos terapêuticos em seres humanos”.
Obs: Não encontrei referências ao aranto na minha biblioteca impressa.
Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 02/12/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.