Uma linda visitante
Ontem eu estava regando a horta quando ela chegou. Trata-se de uma moça de cerca de 20 anos, meiga, suave e linda. Era a primeira visita de Jane. A cada passo que dava em direção ao portãozinho de acesso ao interior da Horta, a meu convite, exclamava: “que lindo! que beleza! Nunca vi algo igual...quantas plantas... é a senhora que cuida?” (sempre me fazem esta pergunta). Entrou. Deu a volta ao interior da horta, lendo os nomes das plaquetas, sentindo o perfume de cada planta e exclamando admirada: “uma maravilha!”
Como agradecimento, enfiei a mão por baixo do pé de tomate cereja, retirei um galhinho com quatro tomatinhos bem vermelhos e ofertei-lhe. Aproveitei para contar-lhe que a horta tem também o Espaço Cult, onde exponho os meus livros de literatura, divulgo meus poemas e faço campanha pela leitura. Ela quis ver os livros. Levei-a até o expositor. Imediatamente ela escolheu dois pocket books. Um para crianças até os seis anos desenhar e ouvir sobre a personalidade de cada um dos 18 animais vulneráveis; e o outro, que é uma versão compacta da história real da Tartaruga Oliva, para crianças de7 a 12 anos. Jane tirou várias fotos da horta, pediu para me seguir no Instagram e foi embora, prometendo voltar com amigos.
Mais tarde, recebi uma mensagem da Valéria, contando que esteve na Horta com sua netinha e que levou um livrinho para ela desenhar, deixando o pagamento na caixinha dos correios. Esta será a próxima história.
Bsb, 20/08/2020