Blog         Instagram   Facebook    Twitter   Youtube
 
Sandra Fayad Bsb
Proseando em Versos no Minhocário de Palavras
Textos
Do meu ponto de vista, é inaceitável que o Governo brasileiro não reconheça oficialmente o Bioma do Cerrado, destinando-lhe o mesmo tratamento financeiro que concede aos outros cinco Biomas. Esta extensa área que abrange os Estados do Centro Oeste e se estende  até o Piauí, denominado "Berço das Águas" em razão das suas nascentes, está sendo exterminado pela agricultura predadora, expansão habitacional descontrolada  e pelo descaso das autoridades com a sua preservação e recuperação. Todos os anos, de maio a setembro, assistimos a centenas de focos  de incêndios,  sem que haja medidas de prevenção eficazes para conter o avanço do fogo e para prevenir a temporada de seca do ano seguinte. É terrível ver as imagens do arvoredo e dos animais mortos, totalmente destruídos pelo fogo. É desolador, incompreensível, inaceitável!
Ao meu espaço, que chamo de Micro Ecossistema Urbano, convergem centenas de pequenos animais como beija-flores, pássaros de várias espécies, borboletas, abelhas, lagartixas, besouros e várias outras espécies de insetos polinizadores - todos sedentos, em busca de água para beber, tomar banho e carregar para o seu habitat. Nesta última atividade, as abelhas, em grupos,  passam o dia todo realizando incansavelmente a tarefa de abastecer as colméias ainda existentes. 
É nessa época que eu tenho o privilégio de conhecer algumas belíssimas espécies, especialmente de pássaros e borboletas.  

Há muito que dizer, mas o propósito desta introdução é fazer um apelo, um convite a quem ler essa matéria.
Por favor, preste atenção ao seu redor, coloque bebedouros e comedouros na sua janela, alimente esses animaizinhos frágeis, responsáveis por espalharem sementes e colorir a vegetação, além de nos alegrar com seu pio, seu canto, sua presença viva na nossa existência. Multiplique esta ideia. Envie o link deste texto para todos os que você puder até que possamos ver muitas, muitas, muitas janelas com bebedouros e comedouros nas cidades. 

Obrigada
Imagens: 
http://www.florestalbrasil.com/2017/06/o-cerrado-estacao-seca-e-o-fogo-entenda.html
https://razoesparaacreditar.com/homem-viaja-para-matar-sede-de-animais/
Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 15/08/2020
Alterado em 15/08/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Site do Escritor criado por Recanto das Letras