Histórias da Horta - Encantamento das Senhoras
“Saber encontrar a alegria na alegria dos outros é o segredo da felicidade.”
Georges Bernanos
No meio da tarde desta última quinta-feira recebi a tão esperada visita das amigas Cleuza e Ana Célia para nos confraternizarmos e atualizar o noticiário ao vivo. É comum que a horta seja visitada nos finais da tarde. Não foi diferente nesse dia.
Eu acompanhava as amigas que estavam se despedindo, quando chegaram duas senhoras com idade aproximada de setenta anos. Vieram caminhando desde a Quadra 306 Norte, que fica a cerca de 2 km de distância em linha reta. No primeiro momento, cheiravam e testavam a consistência das plantas na área próxima à calçada, explicando uma a outra de que planta se tratava, para o que servia e como se usava. Aí mergulhavam na própria história desde a infância, quando a mãe ou a avó receitava e curava todos os males com os produtos naturais. Depois interromperam nossa despedida e nos cumprimentaram, introduzindo-nos na conversa, que foi se estendendo para dentro da horta, em infindáveis descobertas festivas, comentários, perguntas e respostas.
As amigas, preocupadas com o trânsito –horário de rush– desejavam partir, e eu tive que avisar às visitantes que iria acompanhá-las até o ponto de ônibus na W3. ”Mas fiquem à vontade para ver mais, leiam os nossos avisos e informações nos murais. E voltem quando desejarem”. Elas então perceberam que estavam nos atrapalhando e preferiram também sair, com a promessa de voltarem mais vezes, sem antes admirar o espaço por onde passavam. Subiram a rua, alegres, contando uma a outra as suas aventuras no interior, em meio à natureza.
Obs.: Georges Bernanos (Paris, 20/021888 – 05/07/1948) foi um escritor e jornalista francês, católico com inclinações monarquistas e um grande crítico da "burguesia" de sua época. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Bernanos
Visite meu site: https://www.sandrafayad.prosaeverso.net/