Blog         Instagram   Facebook    Twitter   Youtube
 
Sandra Fayad Bsb
Minhocário de Palavras
Textos
ORA PRO NOBIS
(Pereskia aculeata)
Origem e Habitat : É uma planta da família das cactáceas, que tem origem no continente americano. Essa espécie é encontrada desde a América do Norte (Flórida, nos Estados Unidos) até a Argentina passando pelas ilhas caribenhas e os demais países da região. Trata-se de uma planta perene, rústica, espinhenta e, por ser suculenta, é resistente à seca e a pragas. É a única espécie do gênero Pereskia que tem hábito de liana, ou seja, embora sendo de caule grosso e pesado, escala árvores como fazem os cipós. No Brasil, ocorre em florestas perenifólias, que são florestas da mata atlântica caracterizadas pela alta densidade vegetal, alto nível de precipitação de chuvas e bem próximas ao mar. Esse subtipo de floresta ocorre nos Estados litorâneos desde o Maranhão até o Rio de Janeiro, e também no interior de Minas Gerais. Embora não seja seu habitat natural, a Ora Pro Nobis é encontrada e cultivada com sucesso em outras localidades como em Brasília e em outros pontos do Bioma do Cerrado.
Lenda: Conta a lenda dos tempos coloniais, que em Sabará (Minas Gerais), a igreja da cidade possuía grandes moitas de pereskia aculeata (ora-pro-nobis), mas o padre não permitia que a planta fosse colhida. Então, os escravos, sabedores da sua importância alimentar, aproveitavam os horários de missas e encontros na igreja, para colherem a planta às escondidas, especialmente no momento do “Ora Pro Nobis”, dando assim origem ao nome popular da planta.
Culinária: Em Sabará, desde 1997, acontece um festival gastronômico destinado à planta, que se realiza geralmente no mês de maio de cada ano. Rica em proteína, é uma hortaliça versátil que combina bem com outros alimentos para a elaboração desde caldos até saladas, incluindo molhos, geleias e pães. Por ser uma ótima fonte de proteína é bastante utilizada por vegetarianos pelo seu alto poder nutricional. Além disso, ela contém boas quantidades de ácido fólico, nutriente essencial para gestantes, porque auxilia na formação do cérebro e previne defeitos na estrutura embrionária. Estudos realizados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) comprovaram que, de fato, é um poderoso anti-inflamatórioantioxidante, fonte de proteína e de ácido fólico, hidrante da pele e cabelos (rico em retinol), analgésico, ante radicais livres e outras aplicações.
Dezenas de receitas alimentarem com ora pro nobis podem ser encontradas na internet
Aqui vai uma receitinha:

POLENTA VEGANA COM ORA PRO NOBIS E COGUMELOS
Course: Main Course -- Author: ReichVegano

PARA A POLENTA
250 gramas de fubá fino
800 ml de água
2 colheres de sopa de azeite
Modo de fazer: adicione água na panela, o óleo e dissolva o fubá com a água ainda fria pois evita o empelotamento, Depois ligue o fogo, espere ferver e deixe cozinhando por uns 30 minutos.
PARA O MOLHO COM COGUMELOS
4 xícaras de ora pro nobis
1 xícara de cebolinha
2 tomates italianos picados
50 gramas de cogumelos  shitake ou outro
1 cebola picada
alho, manjericão, sal e páprica defumada a gosto
óleo
Modo de fazer: esquente uma panela e coloque o óleo e alho e os cogumelos e deixe-os fritar. Depois acrescente os outros ingredientes e deixe cozinhar. Quando o ora pro nobis estiver macio está pronto.
Monte o prato e bom apetite!
 
 
Bibliografia consultada:
Livro “Alimentos que curam”,  do Dr. Paulo Eiró Gonçalves, pág.101
Vídeo do Dr. Julio Teles: https://www.youtube.com/watch?v=p9PeudVF0S4
Vídeo e entrevistas Embrapa Hortaliças: https://www.youtube.com/watch?v=eeQ3iztjs_o
https://my.oceandrop.com.br/ora-pro-nobis-9-beneficios-surpreendentes/
https://www.jardineiro.net/category/jardinagem
Experimento empírico na Horta da autora
Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 05/02/2020
Alterado em 05/02/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras