Blog         Instagram   Facebook    Twitter   Youtube
 
Sandra Fayad Bsb
Minhocário de Palavras
Textos
A Erva Baleeira (cordia verbanacea), é conhecida também como Maria Milagrosa. Suas folhas são utilizadas em tintura, chá, macerado em álcool, pomadas e cataplasmas. Possui propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e analgésicas simultaneamente. Originária da Mata Atlântica do Brasil, e utilizada pelos índios Caiçaras, é encontrada em quase todo o litoral, mas somente a partir de 1990 é que os estudos comprovaram sua eficácia. A reprodução desta planta ocorre por estaquia e sementes. Por causa do seu princípio ativo, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal prepara e distribui medicamentos à base de suas folhas e flores para as pessoas carentes, como pomadas, tinturas, cápsulas e xaropes. Combate fibromialgia, artrose, reumatismo, artrite reumatóide, gota, dores musculares e da coluna, prostatites, nevralgias e contusões, e ainda contribui para a cicatrização de feridas externas.
Curiosidades: tem cheiro e sabor leve de caldo knor. Pássaros, abelhas e insetos se alimentam do fruto vermelho que a Erva Baleeira produz. Na medicina chinesa é especialmente utilizada em casos em que haja calor com rubor no local afetado e atua em canais mais superficiais, como tendinite musculares e colaterais, sendo muito útil no tratamento de dores, inclusive de origem externa, como traumas físicos. Efeitos colaterais e contra indicações não são conhecidos.

Fontes: 
1-https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/erva-baleeira-o-antiinflamatorio-natural-do-brasil 
2-  https://youtu.be/Q1RdlndRyfk 
3. 
https://www.youtube.com/watch?v=dBR21S54FJo
4- Experiência empírica
 
 
Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 14/01/2020
Alterado em 15/01/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras