Blog         Instagram   Facebook    Twitter   Youtube
 
Sandra Fayad Bsb
Minhocário de Palavras
Textos
HORTA - INSULINA VEGETAL
O nome científico da Insulina Vegetal é Cissus sicyoides L, uma trepadeira também conhecida como anil trepador, uva brava ou cipó-pucá. emos essaplanta na nossa horta. Suas folhas são de cor verde escura, o tamanho varia de medio para grande, e são dentadas e encorpadas. Suas ramas vão trançando por onde encontram espaço como acontece, por exemplo, com o maracujá. O nome Insulina Vegetal veio exatamente devido ao seu grande uso pela população para tratamento do Diabetes. As folhas também são empregadas para o tratamento de reumatismo, abscessos e como ativadora da circulação sanguínea. Desta forma, esclarecemos um primeiro conceito importante: a Insulina Vegetal não tem qualquer relação com a Insulina produzida pelas células pancreáticas; esse nome foi dado pela própria população devido ao seu uso disseminado no tratamento do Diabetes.
Agora precisamos determinar se este conhecimento popular é respaldado por conhecimento científico. Isto é, precisamos ver se realmente existem estudos avaliando os efeitos desta planta nos níveis de glicose. E é interessante que, não só estes estudos existem como, em sua grande maioria, foram publicados por grupos de pesquisa do Brasil.
...
O único estudo que encontrei foi realizado em 2008 por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba. Como todos podem ver, isso tudo é muito recente. Os autores trataram 14 indivíduos com Intolerância a Glicose (o chamado “Pré-Diabetes”) e 12 indivíduos com diabetes com o Chá da “Insulina Vegetal” por um período de 07 dias. Os autores observaram que, em pacientes com pré-diabetes, houve uma pequena melhora da glicose 02 horas após a ingestão de glicose. Nos pacientes com Diabetes, nenhum efeito sobre a glicemia ou sobre os níveis de insulina foram observados. A principal conclusão dos autores é que são necessários mais estudos para que os reais efeitos da “Insulina Vegetal” no tratamento do diabetes possam ser realmente conhecidos. Vale a pena observar que estudo avaliou apenas pacientes por uma semana. Não consegui encontrar nenhum outro artigo além deste. Uma pena!!
Em resumo, ainda existe muito que aprender sobre a Cissus sicyoides L, o famoso “Chá de Insulina”. O que sabemos hoje é que, embora ele tenha este nome, não tem nada a ver com a insulina que o corpo produz ou que tomamos para o tratamento do diabetes. Parece que esta folha pode realmente ter efeitos benéficos sobre a glicose, mas ainda não conseguimos realmente demonstrar este efeito em humanos. Além disso, também não temos um possível mecanismo para estes efeitos e nem mesmo conhecimento de todos os efeitos colaterais. O que posso dizer aqui é que ele não deve ser utilizado para o tratamento do diabetes até que mais pesquisas sejam feitas, demonstrando tanto sua eficácia quanto seus possíveis efeitos colaterais.
Dr. Rodrigo O. Moreira:

http://www.diabetes.org.br/colunistas/dr-rodrigo-o-moreira/o-cha-de-folhas-de-insulina-e-o-diabetes
Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 08/12/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras