Da Série "Histórias da Horta"- (+)Projeto Social
No meio da tarde, incomodada com o calor intenso, fui vistoriar a horta, quando um pai de alunos do vizinho Colégio Podium se aproximou para conversar. Ele queria saber se eu poderia orientá-lo na implantação de uma horta no Setor Comercial Sul, com vistas ao atendimento de pessoas em situação de rua, que vivem ou circulam naquela região. Curiosamente, a primeira erva medicinal que mencionou ter interesse foi o boldo, que tem propriedades voltadas para a proteção e regeneração do fígado e estômago.
Bem, eu expliquei que o principal propósito da criação do nosso espaço em 2007 foi - e continua sendo - o de servir de modelo e de troca de experiências sobre o ambiente beneficiado e a beneficiar. Expliquei que já contribuímos com mais de vinte projetos semelhantes nas proximidades. Esclareci que quem prepara a terra, fornece as mudas e planta é o Valdomiro, técnico agrícola, diarista e parceiro nessas demandas. A mim cabe contribuir com o projeto, orientações, oficinas, palestras - tudo gratuito. Ele saiu bem animado em companhia dos filhos, que o apressavam. Ficou de retornar em breve para providenciarmos a implantação da horta.
Mais tarde recebi outras visitas, que vieram sentir o aroma, fotografar as plantas e tecer comentários elogiosos à nossa iniciativa.
Em goianês, "bom demais, sô!"