Textos
Entre Episódios II - Minha vida em Brasília (caminhos e caminhada):
No final dos anos 60 e início dos anos 70, Brasília era como uma criança bagunceira, dessas que espalha os brinquedos pelo chão e não consegue organizá-los e guardá-los. Pessoas, barracos, escolas, máquinas, transporte, feiras - tudo se movimentava diuturnamente. Era comum que do dia para a noite surgisse um novo Bairro ou Quadra, uma nova invasão ou cidade.
Isto acontecia porque todos os dias continuava chegando gente para fixar residência na cidade futurista. E, consequentemente, a demanda para atender ao crescente fluxo populacional crescia na mesma intensidade, sem que os gestores conseguissem ordenar bem as atividades. Surgiam novas escolas, estradas, linhas de ônibus, feiras, estabelecimentos comerciais, etc por demanda emergencial e também improvisada. Em 1970 foi criada a Campanha de Erradicação de Invasões com o intuito de deslocar os moradores das favelas do Plano Piloto para outras áreas, mais afastadas do centro. Enquanto o Governo estava promovedo a erradicação de uma ou duas invasões ( favelas), estavam nascendo outras tantas em vários pontos, às vezes nos mesmos locais já erradicados.
Erradicar invasões era destinar outra área delimitada para acolher os moradores dos barracos improvisados em uma ou mais áreas de casas populares. Geralmente essas áreas haviam sido ocupadas irregularmente e eram próximas a cidades com alguma infraestrutura implantada. Já nas novas áreas tudo teria que ser criado. Daí a resistência dos moradores para se deslocarem e as dificuldades do Governo para implantar um Distrito Federal organizado.
Próximo à Cidade Livre (atual Núcleo Bandeirante), havia várias invasões como a Vila Tenório, o Morro do Urubu , a Vila do IAPI.
Para quem desejar compreender melhor este movimento de erradicação, sugiro a leitura do conteúdo deste link (apenas uma página):: http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1625
Topo da página: Foto de Vanderlei dos Santos Catalão, publicada no Grupo Memória de Brasília (Faebook)
Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 28/04/2019
Alterado em 15/06/2021
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.