Resenha
Livro: Sobre Deuses &Pássaros
Seguido de: O Segredo da Ilha dos Canibais
de Elias Antunes
Acabei de ler um dos livro no meu amigo e conterrâneo Elias Antunes, autor romances, novelas e poesias, várias vezes premiado.
Este é um romance combinado com uma novela, portanto, dividido em duas partes. Ambos trazem valiosas mensagens ao leitor.
A primeira parte na linha policial com característica intrigante, investigativo, de suspense, à moda Sherlock Homes. Nessa produção o autor consegue unir as práticas policiais com as premonições de um policial sensitivo para explorar os segredos que envolvem o misticismo evidente e convencional do misticismo oculto e assustador. A trama se desenrola em ambiente religioso, através de uma sequência de ações criminosas, que às vezes confundem os investigadores, mas acabam levando-os a desvendar os crimes praticados em série pelos membros de uma seita, cujo símbolo era um dragão. E finalmente desvendam o desaparecimento da mulher do pedreiro que havia sido criativo ao esconder o corpo dentro de uma parede torta da própria casa, que intrigava o policial sensitivo desde o primeiro momento da investigação. Mesmo tratando-se de tema forte e pesado como é o romance policial da espécie, o autor consegue acrescentar a ele pequenas doses de humor entre uma e outra cena assustadora.
A segunda parte, a despeito do título "O segredo da Ilha dos Canibais", é uma novela leve, filosófica, que trata do amor romântico, da solidariedade, das questões que envolvem a vida e morte. Explora a importância de deixar um legado que seja útil às gerações futuras, como um livro, uma poesia, o respeito e a integração com a natureza, um conselho: "Reconhecer erros talvez seja a melhor maneira de recomeçar, disse o professor." O autor mostra o seu conhecimento bem embasado na filosofia e nas questões que envolvem as trocas humanas em toda a extensão do trabalho.
Bsb,31-10-2015
Respeite os direitos autorais. Ao citar informe a autoria e a data da publicação. Peça autorização à autora para copiar.
Visite meu site: www.sandrafayad.prosaeverso.net