POEMAÇÃO no MANGO
Num ambiente onde a arte e a gastronomia se unem para criar um espaço harmonioso e poético, que tem como objetivo privilegiar a arte no Distrito Federal, abre suas portas para a poesia.
O Mango Gastronomia com Arte e o Poemação realizarão no dia 30 de setembro o segundo sarau POEMAÇÃO NO MANGO.
O Sarau surgiu em um bate-papo no grupo Sarau & Poesia com a administradora do grupo Mônica Blanco e o poeta Jorge Amancio, um dos coordenadores do Poemação haverá um espaço para a exposição e venda dos livros, CDs e outros trabalhos dos participantes que terão um determinado tempo para a apresentação das obras expostas.
POEMAÇÃO no MANGO
dia 30 de setembro as 20:00.
Setor de Industria Gráfica
(Sig) Quadra 04 Lote 25 Loja 01
Doze poetas farão parte desta exposição a seguir: Abhay K, Amneres Santiago, Antonio Miranda, Ismar Lemes, Lourdes Teodoro, Nara Fontes, Noélia Ribeiro, Rômulo Neves, Sandras Fayad, Vinicius Sampaio, Welcio Toledo e Welligton Rainho.
¹Abhay K. Kuma (nascido em 1980) é um poeta-diplomata indiano. Seus escritos cobrem poesia, arte, memórias, democracia global e diplomacia digital. Seus poemas aparecem em mais de duas dúzias de revistas literárias internacionais. Ele escreveu o Hino da Terra e o Hino do Sul da Ásia, estimulando a busca por um hino oficial da SAARC. Recebeu o Prêmio Literário da SAARC por sua contribuição à Poesia Contemporânea do Sul da Ásia e foi nomeado ao Prêmio Pushcart 2013. Em 2011, recebeu o prêmio Gov 2.0, em nome da Divisão de Diplomacia Pública, Ministério dos Assuntos Externos. Ele foi apresentado como candidato na lista longa da Forbes India 100 Celebrity e foi homenageado com o prêmio de excelência da Ásia-Pacífico, em 2014. Ele é um escritor em destaque no Projeto Rotas da Seda do Programa Internacional de Escrita da Universidade de Iowa. Seus poemas foram traduzidos para o russo, chinês, nepalês, hindi, irlandês, português, esloveno, espanhol e turco, entre outras línguas. Seu poema / canção Hino da Terra foi traduzido para mais de 28 idiomas.
Amneres Santiago Pereira Maurício licenciada em Letras Clássicas e Vernáculo com bacharelado em Comunicação Social, ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Poeta e jornalista, Amneres vive em Brasília desde 1979 e tem nove livros publicados: Pedro Penseiro; Humaníssima Trindade; Rubi; Razão do Poema; Entre Elas; Eva Poemas em Verso e Prosa; Diário da Poesia em Combustão; 50 Crônicas de Brasília; e Verbo e Carne. Autora e gestora do blog www.poesiaemtemporeal-amneres.blogspot.com, atualmente, a escritora faz Mestrado em Turismo na Universidade de Brasília - UnB.
²Antonio Lisboa Carvalho de Miranda é maranhense nascido em 5 de agosto de 1940. Membro da Associação Nacional de Escritores. Foi colaborador de revistas e suplementos literários como o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil e também o La Nación (Buenos Aires, Argentina) e Imagen (Caracas, Venezuela).
Professor e ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, Brasil, ministra aulas e cursos por todo o Brasil e países ibero-americanos. Aposentado, é professor Colaborador Sênior, e orientador de teses e pesquisas. Também é consultor em planejamento e arquitetura de Bibliotecas e Centros de Documentação. Organizador e primeiro Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília.
Ismar Lemes poeta, membro do clube de escritores de Piracicaba estado de São Paulo, ex. Radialista, cronista e redator, gestor do Celeiro Literário Brasiliense, participa ativamente dos movimentos culturais do Distrito Federal, participou da semana Nacional de ciência e tecnologia promovendo saraus, de feiras e bienais e do fórum mundial.
³Lourdes Teodoro Nome poético de Maria de Lourdes Teodoro, natural de Formosa (GO), reside em Brasília desde 1959. Escreve e publica desde a adolescência, quando figurou com regularidade em jornais estudantis e no Correio Braziliense. Com Guido Heleno, Carlos Pontes, Reginaldo Fonteles, entre outros, publicou a Antologia de Alunos Escritores do Elefante Branco, em 1966. Incluída em antologias poéticas no Brasil, na Europa, na Índia e nos Estados Unidos, é autora de quatro livros de poemas, e de Modernisme Brésilien et Negritude Antillaise – Mário de Andrade e Aimé Césaire, (crítica literária), pela editora L´Harmattan (Paris/Montreal). Ativista contra o racismo esteve pessoalmente com Nelson Mandela quando de sua primeira visita ao Brasil. Participou de atividades de sensibilização, conscientização e produziu textos sobre relações raciais no Brasil.
Nara Fontes é poetisa gaúcha e cantora de MPB em dupla com sua tia Marta. Vem produzindo poemas com muitos aplausos dos leitores brasileiros e portugueses. Já nos prestigiou com a sua presença declamando textos poéticos e em apresentações musicais em vários eventos literários. Participou recentemente da IX Antologia Lusófona Horizontes da Poesia.
Noélia Ribeiro pernambucana e residente em Brasília desde 1972, Noélia Ribeiro lançou Expectativa, em 1982; Atarantada, em 2009, e Escalafobética, em 2015 (todos com edição esgotada). A poeta é formada em Letras (Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas) pela UnB e fez pós-graduação em Linguística no UNICEUB. Trabalhou como Taquígrafa na Câmara dos Deputados. Tem poemas publicados em diversas antologias, jornais, revistas brasileiras e nas revistas eletrônicas Mallarmagens e In Comunidade. Recebeu, em 2017, da Secretaria de Cultura do DF o Prêmio FAC – Igualdade de Gêneros na Literatura. Contatos pelo e.mail nmariarsilva@hotmail.com e por sua página na Facebook. No dia 3 de outubro lança Espevitada seu terceiro livro
Rômulo Neves nasceu em 1977, em Anápolis, Goiás. Viveu em Manaus, Osasco e São Paulo, antes de mudar-se para Brasília, em 2005. É professor e diplomata, tendo morado na Venezuela, Suriname e Etiópia. Apresenta o Programa Jazz Brasil, na Rádio Nacional, e mantém a coluna Dedo de Prosa, sobre literatura, no portal Metrópoles. De 2000 a 2002, integrou o Grupo Cálamo, núcleo de criação poética, em São Paulo. Seu primeiro livro de poemas: "Terminal”, com material produzido entre1999 e 2016, foi lançado no dia 20/09, em Brasília, pelo Selo Angaturama. Tem poemas publicados pelas Revistas Juca e Gente de Palavra. Além da literatura, atuou no teatro, no Grupo de Teatro da USP, de 1998 a 2001, e na dança, de 1998 a 2002. Participou do último BBB da Rede Globo.
Sandra Fayad poeta que se comunica com sua espécie e com as demais espécies de vida de um jeito singelo, em constante aprendizado e interação. Está sempre em busca de aperfeiçoamento da sua relação com o mundo conhecido, palpável. Sua espiritualidade também é fácil de ser definida: está fundada em um princípio conhecido: "Amai ao próximo como a ti mesmo". O próximo é o algodoeiro e o beija-flor; o irmão e a lagartixa; a alga marinha e a tartaruga; a capuchinha e o amigo. Às vezes resvala, tropeça, cai. Às vezes se lembra de ser gentil e solidária, noutras esquece e envergonha-se. Como todo ser vivo, gosta de receber carinho, gentileza, atenção e, por ser vaidosa, gosta de ser lida. Sandra Fayad é um animal-vegetal que anda por aí escrevendo poesias e, de vez em quando, prosa. 5 livros publicados: Animais que plantam Gente (crônicas), Poemas Síntipos e Cerrado Capital (poesias), Histórias de Jorge (contos romanceados) e As Viagens de Oliva (infanto-juvenil, também na versão em Espanhol).
Vinícius Sampaio tem 18 anos e estuda administração na UnB. começou a escrever poesia aos 16 para um evento que ocorria no CMB chamado Garança Poética que visava selecionar os melhores poemas do ano para compor um livro de poesias. Suas principais poesias são focadas na personalização dos sentimentos.
Wélcio de Toledo. Nascido em Brasília, o poeta e professor Wélcio de Toledo é um militante das artes e cultura da cidade, rincipalmente nas áreas de literatura e identidade cultural. Sempre na contramão do senso comum, sua atuação no meio literário passa pela experiência acadêmica crítica e pela arte ativista. Para quem iniciou a militância cultural na efervescência do movimento punk, sua pegada questionadora continua pulsante, seja em seus
textos de prosa e poesia ou em sua atuação anarcopoética, realizando ocupações literárias em espaços abertos de Brasília juntamente com outros amigos escritores.
Welligton Rainho Escreveu seu primeiro poema aos 5 anos e se viciou na prática. Lutou contra a Ditadura e pela Anistia, trabalhou como "Briqueiro" no Brasil e Exterior. Fundou o PT, o PSTU e o PSOL, montou a CredEnsino e a Fundação Lauro Campos, Militante da Luta Anti Manicomial, Aposentado e Escreve-dor" de histórias e poemas, publicados no Facebook Wellington Rainho, e no Blog wellingtonrainho.blogspot.com.
A parte musical fica com a dupla Lucas e Gabriel Tabosa
Lucas e Gabriel são dois irmãos adolescentes e apaixonados por música sertaneja. A paixão pela música é tão grande que eles aprenderam a tocar instrumentos sozinhos. Gabriel toca violão, guitarra, viola caipira, bateria, cavaco e percussão, Contra-Baixo, Sanfona dentre outros. Lucas, o caçula da dupla, toca violão, cavaquinho e está aprendendo a tocar viola caipira. Lucas e Gabriel estão com 4 Cd's gravados um ao vivo sem cortes e preparam o 5° álgum onde leva o título de "Nossas Coisas". Nas principais redes sociais, como You Tube, Facebook, palcomp3, Soundcloud e Instagram.
POEMAÇÃO no MANGO
dia 30 de setembro as 20:00.
Setor de Industria Gráfica
(Sig) Quadra 04 Lote 25 Loja 01