Blog         Instagram   Facebook    Twitter   Youtube
https://www.instagram.com/minhocariodepalavras/
 
Sandra Fayad Bsb
Minhocário de Palavras
Meu Diário
29/04/2017 23h39
Programa de Mentoria Estudantil na FS/UnB

Curso de Enfermagem lança Programa de Mentoria Estudantil na FS/UnB

Curso de Enfermagem lança Programa de Mentoria Estudantil na FS/UnB

Nesta terça-feira, 25, foi realizado o encontro de Boas Vindas do Programa de Mentoria Estudantil do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde. Trata-se de um projeto de extensão sob a coordenação da professora Mariana Franzoi e a participação das docentes Andrea Mathes, Aline Silveira e Gisele Martins. O Programa de Mentoria tem o objetivo de auxiliar calouros do primeiro e segundo semestre no período de transição para a vida universitária.

De acordo com a coordenadora, a ideia é que estudantes que estão há mais tempo na universidade possam dar suporte aos novatos ao apresentar o que é a UnB, as oportunidades que são oferecidas como projetos de iniciação científica (Pibic) e extensão, Ligas Acadêmicas, dentre outros. “A intenção é estabelecer uma relação profissional de apoio mútuo, mas que possa ir além do mundo acadêmico. Os estudantes que participarem como mentores irão desenvolver habilidades de comunicação, liderança e gestão.  Habilidades essas, importantes para a inserção para a vida profissional”, conta Mariana.  

Da esquerda para a direita: Aline Silveira, Andrea Mathes e Mariana Franzoi, professoras de Enfermagem durante boas vindas do Programa de Mentoria. Foto: Michelle Cordeiro, ComunicaFS.

No primeiro encontro, realizado no fim da tarde desta terça-feira no auditório 1, foi organizado um sistema de pareamento mentor-mentorado.  Ao todo, 60 alunos estiveram presentes. “O docente participará na perspectiva de supervisão, auxílio no gerenciamento de conflitos ou demandas que ultrapassem a preparação do mentor em determinados assuntos que possam surgir”,  detalha a professora.

A vida universitária é sempre um desafio, pois muitos estudantes ingressam por meio de transferência ou começam a morar sozinhos, além de enfrentarem o amadurecimento educacional tendo em vista que na graduação há uma maior independência que no ensino médio. Por isso, destaca a professora, é importante que haja um direcionamento para melhor aproveitar essa  autonomia.  “No encontro de hoje, muitos dos alunos mentores disseram que querem dar o apoio que não tiveram no início da caminhada deles. A literatura científica mostra evidências que estratégias como essas auxiliam na melhor adaptação e adesão do estudante-calouro ao curso, reduzindo índice de evasão”,  afirma Mariana.

Confira outras fotos na nossa página do Facebook!

 

Por Michele Cordeiro e

Lorany Stefanny,

ComunicaFS

Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 29/04/2017 às 23h39
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Site do Escritor criado por Recanto das Letras