Blog         Instagram   Facebook    Twitter   Youtube
https://www.instagram.com/minhocariodepalavras/
 
Sandra Fayad Bsb
Minhocário de Palavras
Meu Diário
23/01/2017 14h34
Poetas Amigos 12

PARTICIPANTES DO "POETAS AMIGOS" QUE FORAM CAPA GRUPO - ARQUIVO 12

139ª Capa do Grupo: MARIA DA ENCARNAÇÃO ALEXANDRE - Conheci esta simpática poetisa no último evento de lançamento anual da antologia do Portal “Horizontes da Poesia” (http://horizontesdapoesia.ning.com/), ocorrido em outubro, na cidade de Lisboa. Ela é “ natural do Ribatejo, duma pequena aldeia do Concelho de Santarém, de seu nome Póvoa da Isenta, em Portugal. Filha de pessoas humildes, com fracos recursos económicos, estudou em Santarém, onde fez o Curso Geral de Comércio. Despertou para a poesia em Março de 2015, com uma brincadeira. Até hoje não parou mais.Neste momento tem uma colaboração semanal num jornal, é membro do Horizontes da Poesia, onde já colaborou com poemas na ANTOLOGIA DO HORIZONTES DA POESIA 2016 e também na obra de homenagem ao poeta Ulisses Duarte, intitulado A ULISSES DUARTE UM POETA DE EXCELÊNCIA. Faz também parte do Blog O SECULAR SONETO, da autoria da Poetisa Regina Coeli numa homenagem ao poeta Vasco de Castro Lima.”
Saiba mais e fale com ela através de sua página: https://www.facebook.com/maria.alexandre3

 

140ª Capa do Grupo: DEISE ZANDONÁ FLORES é uma das participantes mais ativas no Grupo Poetas Amigos, com seus poemas sensuais e filosóficos. A nosso pedido, assim se descreve e à sua atuação: “Sou Poetisa e Escritora, graduada em História pela UFRGS. Em minhas poesias, vocês encontram inúmeras referências a conhecimentos em cultura e filosofia antigas, inclusive minhas investidas por mitologia, psicanálise e clássicos da literatura mundial. Creio que tudo isso tem muito a nos dizer sobre nossas emoções, interações pessoais, sociais e até mesmo sobre os valores de nossa cultura. 
As poesias falam das minhas emoções e percepções, mas são esses conhecimentos que me permitem um mergulho na alma, nas luzes e sombras do inconsciente e despi-las para os meus leitores. Por isso, alguns leitores, fazendo referência a um poema de Drummond já qualificaram minha poesia de "pornográfica" porque trata da alma humana despida de preconceitos, máscaras, moralismos e bom mocismos. Já escrevia textos acadêmicos. Comecei a escrever poesias há pouco mais de um ano. Publico-as no meu site: http://www.altasensibilidade.com ; na página do facebook: http://www.facebook.com/asensibilidade, e em vários grupos de poesias.”
Finalmente, envia-nos esta simpática mensagem: “Sinto-me honrada por fazer parte deste belíssimo grupo e conhecer outros poetas, outros sentimentos, outras escritas, outras almas. Saudações poéticas! Deise Zandoná Flores”.

141ª Capa do Grupo: Conheci DHIOGO JOSÉ CAETANO em 2014, ocasião em que foi reconhecido como uma das pessoas mais influentes do mundo. Suas publicações na mídia chamam a atenção pela presença de bom humor e singeleza com que se apresenta. Estamos diante de um talento do  interior do Brasil, que certamente nos mostrará muito mais.  Ele “é natural de Uruana, Goiás. Humano, professor, ator, jornalista, graduado em História (UEG), pós-graduado em História do Imaginário e Literatura (FAI) e História Africana e Africanidade (UFG). Iniciou sua jornada nas vias literárias aos 10 anos, sendo premiado no II Concurso de Educação no Trânsito realizado pelo Denatran 2002, Prêmio Nacional Olavo Bilac 2012, Prêmio Nacional Buriti 2012, Prêmio Carlos Drummond de Andrade 2013, recebeu certificado de mérito como uma das personalidades mais influentes do mundo (2014) pela Waldenburg International College (WIC), juntamente com o Conselho Internacional de Arbritagem, Estudos Políticos e Estratégicos (ICHAPS), menção honrosa no II Concurso Literário Justiça e Igualdade Social 2015, Prêmio Cora Coralina 2016. A sua expressiva arte foi reconhecida por personalidades mundiais, como Papa Francisco, Rainha Elizabeth II e Leonardo Boff. Em seus versos, rimas, artigos e poemas o grito dos "bestializados", dos "esquecidos".(texto do homenageado). Fale com ele: https://www.facebook.com/dhiogo.caetano

142ª Capa do Grupo: Assis Coelho nasceu em Viçosa do Ceará, uma cidade serrana (na Serra da Ibiapaba) contornada de verde de vários matizes e perto do mar, que em noites de calor, dá pra sentir a brisa vinda de lá. Mora em Brasília, essa cidade de asas e satélites. Foi professor da Secretaria de Educação do DF. Já publicou Labirintos (contos, 2000); Homens de Fumaça (contos, 2009); Lima Barreto, um caminhante libertário (romance, 2010); Asas Presas (infanto juvenil, 2015) e agora O pequeno Sócrates (Iniciação à Filosofia, 2017). Atualmente dedica-se a escrever contos e poemas e a ministrar aulas de Tai Chi Chuan e a divulgar a Leitura. No próximo dia 10 de maio, Assis Coelho convida a todos para o lançamento de seu novo livro intitulado "O Pequeno Sócrates" no Maria Maria, no P-Sul perto da UNB, local aconchegante e de fácil acesso. Quaisquer informações e/ou comentários, fale diretamente com ele. Sua página no Facebook é https://www.facebook.com/assiscoelho03

143ª Capa do Grupo: Fátima Gonçalves. Nossa homenageada apresenta atuação bastante espontânea. Através de pequenas histórias do Joãozinho e do Pedrinho, e também da sua própria infância, traz em seus textos o cotidiano rico de acontecimentos valiosos, às vezes despercebidos, alguns esquecidos. Em sua biografia, podemos perceber um pouco desse formato, quando se define: “Sou curiosa, nordestina do sertão central do Rio Grande do Norte, natural da cidade Angicos, há vinte e seis anos que hábito na cidade de São Gonçalo do Amarante/RN- BRASIL. Professora e poetisa graduada em pedagogia pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) pós-graduanda em Literatura e Ensino pelo o Instituto Federal de Ciência e Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN) tenho poemas publicados no site Recanto das Letras, no Blog da escritora e poetisa Isabel Furini, integrante da antologia virtual de fevereiro 2017, portal CEN -  Cá Estamos Nós,  da antologia edição especial Mulheres pela Paz 2017, lançada na Alemanha pela revista Fênix e em vários grupos no Facebook. Gosto de ler literatura: romance, conto, poesia, crônica. Tenho apreço por leituras sobre globalização, capitalismo, neoliberalismo, velhice e beleza, psicologia sexual, da literatura internacional degusto prazerosamente de Gabriel Garcia dentre outros da atualidade! Vejo beleza em todas as fases da vida, tive uma infância feliz hoje não sinto saudade, mas vejo-a ainda mais bonita. Há cerca de dez meses comecei a escrever poemas e estou cada dia mais envolvida. “ Visite sua página: https://www.facebook.com/fatima.goncalves.92351

144ªCapa do Grupo: Ernesto António Moamba (Ernesto Moamba), conhecido também como Filho da África, nasceu a 04 de Agosto de 1994, em Moçambique-Cidade de Maputo. Concluiu o seu nível pré-universitario em 2014, hoje formado em contabilidade Geral Básica e Educação Financeira. O jovem poeta e escritor moçambicano, iniciou com apresentação dos seus trabalhos literário (poesias, contos e crônicas) nas Escolas e mais tarde resolve divulgá- los em redes sociais jornais e revistas culturais nacionais e estrangeiras. Falei com ele in box. Senti que há muita energia e desejo de trabalhar através da Literatura. Manifestou desejo de participar de eventos e oportunidades nessa área onde houver espaço. A temática da sua escrita é marcada pela dor, desespero e o sofrer da sua Mãe África esquecida, um verdadeiro cântico de lamento, uma ode a África. O poeta sublinha ter participado de cinco Antologias (nacionais e internacionais) nomeadamente: “O mundo dos sonhadores, Corpo Negro, Um brinde a poesia, Desafio e Fúria de Viver, com participaçao de quatro países lusófonas (Moçambique, Angola, Brasil e Portugal)”. É membro fundador da AMCL-Academia Mundial de Cultura e Literatura ocupando a cadeira-21, com patrono Cruz e Souza. Representa em Moçambique o Departamento comercial do consórcio da Fundação Noemia Bonelli (Brasilia). Em 2016 lança e publica pela Editora do Carmo o livro de poesia intitulado "Liberta-te Mãe África"; ainda em dezembro de 2016 conquista o terceiro lugar no prêmio internacional Buriti 2016. Participa como prefaciador do livro de um Autor americano sobre o caso Amistad, e com o poema "As pegadas no passeio do vento". Participa também no volume I e II das Antologias da colecção biblioteca Carmelia editado pela Editora Uirupuru. Recebe o diploma de membro da AMCL e certificado de participaçao do primeiro Evento. Colabora com os jornais O munumental (Brasil), Dw Deutsche welle "português para África” (Alemã), jornal Noticia e O País (Moçambique).

De 2014 a 2016 é destacado com Menção Honrosa nos concursos:

-XIV Fritz Teixeira de Sales de Poesia, poema "Liberta-te África”.

-XXVIII Concurso de poesia ALAP, poema "Mãe África”.

-Concurso Quatro estações, poema "Liberta-te África".

Mais: - 2016 participa da Revista Literária intitulado "Kamba” editado e publicado em Angola; 2017, Fevereiro, conquista a Menção honrosa no 6° Concurso literário de Itaporanga (PB); 2017, Abril- Em parceria com a Escritora e editora brasileira Marleide Lins, Organiza a Antologia poética-Lusofonia & poesia com participação de Brasil e Moçambique; Recebe da AMCL- Academia Mundial de Cultura e Literature o diploma de actuação acadêmica; 2017, Abril- Participa do FLAL-Festival de literatura e Artes lliterárias (Evento online).É membro do grupo intercâmbio dos escritores da lingua Portuguesa e Presidente do grupo Lusofonidades-Divulgando literatas lusófonas. Para melhor conhecê-lo acesse sua página https://www.facebook.com/profile.php?id=100008749777092 e fale com ele.

 

145ª Capa do Grupo: Octaviano Joba em sua página pessoal se define como professor, estudante, leitor, poeta, um sonhador que não tem certeza do próprio chão que pisa.  Tem artigos e poemas publicados na Revista Soletras - A Sopradora de Letras ( Moçambique), onde tem divulgado regularmente desde 2015; Revista Samurais Relisa (Moçambique), Revista Ocilongo (Angola); Revista Carlos Zemek (Brasil); Revista Sinestesia (Brasil), Revista Primeiro Capitulo (Brasil);  entre Outras. Participou em Projectos literários como "Folhinha Poética" para o ano de 2017 (Publicado " FOLHINHA POETICA-2017") e 2018; Participou ainda no Projecto "Poetizar o Mundo" por ocasião do dia da palavra instituído pelo Museu da Palavra da Fundação César Egido Serrano; E é Membro-Editor no Projecto IdeiArt (Www.ideiart.com). Membro-Editor na AMCL- Academia Mundial de Cultura e Literatura, ocupante da cadeira 84, cujo o Patrono é Rui de Noronha.  Participou no 2º  Sarau Virtual da AVL- Academia Virtual de Letras; e no 3º  Sarau Temático "Nas Asas Da Poesia". E é Autor do blog "Vice-Verso" (https://octavianojoba.blogspot.com), e de uma página no Recanto das Letras, uma rede de Autores.  Para melhor conhecê-lo e à sua atuação literária, acesse sua página: https://www.facebook.com/octavio.baptista.50

146ª Capa do Grupo: Vanice Elizabeth Ferreira Ferreira nasceu em Curitiba-PR é formada em Letras Português/ Inglês, escritora - International Writers and Artists Association (IWA), artista plástica (Artes Visuais, EMBAP) e fotógrafa. Participou de trinta coletâneas: Antologia Conexão- 2015; Antologia de Haikais (Croácia 2015 e 2016, 23. Samoborski Haiku Susreti (Darko Plazanin - Samobor Haiku Meeting) e Haikais KABOCHA (2016) recebeu Menção Honrosa e certificado de Ilustradora; Coletânea de Haicais: A Lâmpada e as Estrelas (2012), livro individual: Poemas & Imagens (Instituto Memória). É Membro Efetivo do CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ. Recebeu o Troféu REVISTA CARLOS ZEMEK ARTE e CULTURA, destaque em POESIA (2016),  CERTIFICADO "Amigo da Arte, da Poesia, da Vida e da Paz" - MOVIMENTO PAZ E POESIA DE BELO HORIZONTE (2015). Participa de Exposições no Espaço de Arte Dante Alighieri - Curitiba-PR, e em Museus e diversos Espaços de Artes, desde 2007. Apresenta Oficinas de Haicais e Aquarelas em Colégios Públicos e Museus.  Saiba mais sobre ela acessando os seguintes endereços: http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=56890; http://vaniceferreira.blogspot.com.br/

147ª Capa do Grupo: CARMO VASCONCELOS  - Quando recebi seus dados biográficos, fiquei surpresa com tantas informações sobre sua atuação literária. Nossa homenageada nasceu em Lisboa/Portugal, onde reside. Ela é escritora, poetisa, declamadora, tradutora e revisora literária. É também divulgadora cultural. É Directora Cultural da Revista eisFluências e das Antologias LOGOS, ambas alojadas no seu site FÉNIX (Portugal), site premiado com “Mérito” pelo Circle of Ambassadors of Peace - France & Suisse, pela organização e edição das Antologias "Mulheres pela Paz" 2015/2016/2017 (Augsburg-Alemanha). Carmo Vasconcelos é autora de vinte e três livros - romance, ensaios, poesia - e detentora de vários prémios e menções honrosas em Portugal e Brasil. Autora de vários Prefácios para escritores portugueses e estrangeiros (incluindo autores brasileiros). Membro Vitalício da International Writers and Artists Association - IWA, Toledo, Ohio/USA; Embaixadora Internacional do Movimento de União Cultural - Taubaté, Brasil; Medalha da Paz/CONINTER; Comenda Conde de Figueiró/Embaixada da Poesia; Membro Universal Circle of Ambassadors of Peace - France & Suisse; Mulher do Ano 2015/Embaixada da Poesia; Embaixadora Internacional e Imortal/AVLAC; medalha de Mérito Cultural/Curitiba - Brasil 2015; Prémio "Cultivo da Paz - Hiroshima 70 Anos", do Movimento União Cultural; Comenda da Embaixada da Poesia/AVLAC;Honra ao Mérito "Carlos Drummond de Andrade" (AVLAC); Mérito "Prata da Casa" da AVLAC;PrémioS ZAP 2009/2010/2012/2015 - pela Presidente do Projeto "ZAP", Elizabeth Misciasci; Académica Correspondente e Membro Honorário da Academia Pan-Americana de Letras e Artes-Rj-Brasil; Académica Imortal da Academia da Cultura Internacional da União Cultural, titular da cadeira número 7. Académica Imortal da Virtual Academia Poética Brasileira (como representante de Portugal). Poeta del Mundo. Ver biografia completa da autora em: http://www.carmovasconcelos-fenix.org/CV-bio.htm  .Ler suas obras (prosa e poesia) em: http://www.carmovasconcelos-fenix.org/CV-indice.htm . Visite seu site: http://www.carmovasconcelos-fenix.org 

148ª Capa do Grupo: HÉLIO LOPES GONÇALVES é daqueles talentos que transmitem o que são na própria imagem. Basta olhar a sua foto para ver ali um professor dedicado... e muito mais. Ele nasceu no dia 04 de junho de 1972, em Floriano-PI. É escritor, compositor, desenhista e pintor, cartunista, chargista, caricaturista, ilustrador, pedagogo e geógrafo licenciado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pós-graduado em letras/português pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo-IESM e em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. 

Foi Educador social dos programas PETI e AABB – Comunidade. Foi professor de Arte do Colégio Mercedário São José. É professor de Geografia e Artes na Rede Municipal de Ensino em Corrente-PI. Foi coordenador de Arte do município de Corrente entre 2013 a 2016. É coordenador pedagógico da Rede Estadual de Ensino em Corrente-PI. Há muito tempo vive em intensa produção literária e lançou seu primeiro livro de poesias intitulado “Oficina Poética” no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI Campus Corrente, no dia 21 de março de 2017. Para saber mais e interagir com ele, você pode pesquisar através de seu perfil  no link: https://www.facebook.com/helio.lopesgoncalves.3

 

149ª Capa do Grupo: LUCIAH LOPEZ  é poeta, artista visual e blogueira paranaense da cidade de Paranavaí. Foi premiada na categoria de Poesia no Prêmio Cataratas de Contos e Poesias Brasil/Paraguai/Argentina, em 1991, e incluída nas antologias da Academia Literária de Poetas, Escritores e Cronistas (2011), Casa da Poesia - Vol. 1 (2016) e Conexão II – Feira do Poeta (2016). É membro efetivo da Academia Poética Brasileira e participa do Grupo Poetas del Mundo. Tem trabalhos publicados na Revista Acervum e em outros veículos de divulgação como sites e portais da internet. Edita os blogs Palavras de Vidro: toda palavra nua, é branca (Poesias): luciah-lopez.blogspot.com.br ;  Algodão doce e poesia (Infantil), Orvalho (haicais), Palavra no papel: crônicas, contos e prosas ; e Arquétipo (poesias eróticas): arrquetipo.blogspot.com.br . Além disso, reúne seu trabalho literário no portal Recanto das Letras. Sua página pessoal no Facebook é:  https://www.facebook.com/luciah.lopez .  Fale com ela.

 

150ª Capa do Grupo: Os poemas dele chamam a atenção de quem passa até distraidamente pelas postagens no Facebook. Por ser participante assíduo no nosso Grupo, pedi-lhe que nos mandasse sua biografia para que nós o conhecêssemos melhor. Veio através da sua Agente Literária no Brasil. Leia o que nos conta Cindy Nagel sobre Raul de Taunay: Ele “é, sem favor algum, um poeta raro. Romancista, contista, ensaísta, analista, além de diplomata de carreira – atualmente, Embaixador do Brasil na República do Congo –, firma-se como uma das vozes brasileiras mais ressoantes e torrenciais no pódio literário de nossa vanguarda. Em seus versos, contos e romances sopram os ventos do mundo, ofertando uma esplêndida acumulação de sentidos e confluências que brotam voluptuosa e criativamente. Do imaginário ao real, do riso ao choro, dos trovões às calmarias, das percepções aos contrastes, transita no escritor uma linguagem transbordante que rompe barreiras, invade fronteiras e penetra na alma de quem o lê. Durante os anos de faculdade escreveu um caderno de versos denominado Visuais de Aquário, que mais tarde integraria, junto a outros versos, o seu primeiro livro: Poética do Novo Bardo, lançado e editado no Rio de Janeiro pela editora/gráfica Geni. Em 1972 passou no concurso do Instituto Rio Branco (IRBr) para diplomatas, e, posteriormente, viu-se aprovado em todos os exames do curso de preparação à carreira, ingressando na vida diplomática em 1974, como Terceiro-Secretário. Raul sempre esteve em íntima ligação com a escrita e o mundo dos livros, debruçando-se sobre as estantes e o papel desde muito cedo. Por isso, o seu trajeto no mundo das palavras jamais se desligou dele, e o levam a conciliar, de modo primoroso, seus afazeres profissionais com o ofício de escrever, que o acompanha como arte pulsante e avassaladora. Nesse ofício, Raul aprimorou estilo próprio, de si para o mundo; uma escrita que surgiu em meio ao seu olhar cosmopolita e ávido de conhecimento, aterrissando como um míssil sobre o leitor pelos vários lugares por que passou. O Poemas ao Desabrigo, derradeiro livro de poesias, lançado pela editora 7 Letras, reflete bem essa atração; seja em terras africanas, seja em terras europeias, asiáticas ou brasileiras o autor embala os amantes da poesia nessa vereda singela e intensa, de versos feitos de surpresas e descobertas, desfrutes e penares, harmonia e discrepâncias, beleza e crueza, pelos quatro cantos do mundo. O plenário da Academia Brasileira de Letras outorgou-lhe em dezembro de 2005, por unanimidade, a Medalha João Ribeiro.

Principais obras:

  • Poética do Novo Bardo (poesias, gráfica/editora Geni);
  • O Menino e o Deserto (romance, Editoras Vignoli e Anima);
  • Meu Canto Aberto (poesias, Editora Thesaurus);
  • Meu Brasil Angolano (romance, Editora Record e prefácio de Lisboa);
  • Rosas da Infância ou da Estrela (poesias, Editora 7 LETRAS);
  • Urbe Extrema, Versos Brasilienses (poesias, Editora 7 LETRAS);
  • O Andarilho de Malabo, internauta em verso e prosa, dois livros geminados (poesias e crônicas, Editora 7 LETRAS);
  • Poemas ao Desabrigo (poesias, Editora 7 LETRAS);
  • A Lucidez da Lenda: um ensaio sobre o futuro (romance a ser publicado);
  • Praga de Amores (romance a ser publicado);
  • Nós (ensaio a ser publicado);
  • O pequeno Sassou (livro infantil a ser publicado).

Para saber mais sobre o autor Raul de Taunay acompanhe-o pelas redes sociais: Facebook: https://www.facebook.com/raul.detaunay - Instagram: rauldetaunay   -  Site: www.rauldetaunay.com.br    (Assina: Cindy Nagel - Agente Literária)

Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 23/01/2017 às 14h34
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Site do Escritor criado por Recanto das Letras