Aquirás fica a 23 km do Aeroporto de Fortaleza. A cidade é pequenina e histórica. Foi a primeira capital do Ceará. Em Aquirás há prédios antigos, as ruas e as casas são singelas. Em tupi-gurarani, Aquirás quer dizer "logo ali adiante". O famoso Beach Parque fica nesse município, assim como o Beach Spa, que nada tem a ver com o Beach Parque ( fica próximo). Ambos dão acesso à Praia, onde existe muito lixo, pessoas que circulam de automóveis, jipes e bugres em alta velocidade, colocando a vida dos pedestres em risco. A sujeira no caminho da praia é impressionante. Há montes de lixo, onde cães de rua dividem com mendigos o que encontram. O asfalto de acesso à cidadezinha é todo remendado, a iluminação das vias de acesso em mão dupla é inexitente. Andar à noite é perigoso até de automóvel. As pistas são mal sinalizadas. Os moradores reclamam do descaso do prefeito e os turistas ficam horrrorizados com a sujeira, a falta de calçadas, a poluição ambiental. Ao lado do Spa, há um terreno amplo cercado, onde será a sede da AABB. Não percebemos criminalidade mas, nos fins de semana, a farra é grande na praia e arredores, com música alta durante toda a noite, deixando o rastro da imundície (plásticos, garrafas de vidro, roupas, embalagens grandes de plástico), que é objeto de limpeza superficial por parte da Prefeitura às segundas-feiras e não mais... Embora a população seja humilde contentando-se com baixos salários, percebe-se que a maior parte é esclarecida e deseja mudanças.
O lugar oferece belas paisagens e poderia ser melhor aproveitado e seguro, por detrás dos muros dos condomínios de luxo, para visitantes e moradores.
Fiquei inconformada com a sujeira, mau cheiro, existência de mosquitos, cães doentes e até cobras nas ruas mal cuidadas. Um paradoxo inaceitável. Missão para a saúde pública federal.
Período:27 de julho a 03 de agosto