Tagore Alegria:"Jorge, o Batuta, é um personagem real que viveu noventa e um anos, entreCatalão (GO) e Brasília. Filho de sírios, e casado com filha de libaneses, seuporte físico sempre bem delineado e seus braços musculosos e firmes eram afotografia do que sempre foi a sua vida de trabalhador braçal. Optou por serpedreiro contra a vontade dos pais, profissão da qual se orgulhou durante toda avida. Foi também agricultor, caminhoneiro, feirante e contador de causos.São histórias divertidas, curiosas e emocionantes como: os relatos sobre os“bang-bang” em Catalão, na primeira metade do século XX, enquanto ameninada brincava na rua; a convivência com a singeleza e o folclore doshabitantes das margens do rio São Marcos; sua saga de caminhoneiro pelasestradas de terra batida no interior de Goiás; seu jeito de se relacionar comcompradores e vendedores, fiscais e autoridades; sua disposição para – sempreque necessário – recomeçar, refazer e trabalhar, trabalhar. Personagem ímpardo Centro-Oeste que vale a pena conhecer através deste livro, que traz suashistórias recontadas pela escritora Sandra Fayad, sua filha."
Sheila Nanete Paschoal:
"Sandra que emoção ao ler seu livro ,que saudade.......sinto-me feliz e orgulhosa de ser sua amiga.Beijos"
Shirley Horta:
Querida,
Mé encanta ler O Batuta !!!Estou economizando para não acabar - Assim e que leio apenas 1 causo por dia !!! PARABENS amiga !!! Acho que UM Machado de Assis iria aplaudir vc de Pé !!!BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
Professor Marcos Bueno:"Todo ser humano tem direito a contar sua história e Jorge contou sua bela história de vida, seu legado vivo!"
Helder Castro:
"Dinda,quase meia noite de ontem, acabei de ler seu livro.
Paulo Hummel Junior:
"Oi Sandra. A leitura do seu bem escrito "Histórias de Jorge, O Batuta", emocionou-me não só por conhecer melhor seu pai, com sua vida honrada, de muito trabalho e dedicação à família, mas também por ele relatar muitos aspectos da história de Catalão e, com isso, falar da história de todos nós."
"Parabéns as primas, estou lendo o livro que mostra as varias falsetas do sempre amado Tio Jorge e estou adorando. Bela iniciativa, parabéns por concretizar uma vontade do tio."
Goiás Em Foco:
http://goiasemfoco.com.br/sandra-fayad-lanca-livro-historias-de-jorge-o-batuta,NTV,Njg.html
|
|
16/03/2013 | Catalão | |
Sandra Fayad lança livro ‘Histórias de Jorge, o Batuta’ | |
Bem-humorado e trabalhador braçal, Jorge, o Batuta, tem histórias fantásticas. Filho de sírios, casado com filha de libaneses, nunca escondeu a vocação pela profissão: pedreiro. Em seus 91 anos, viveu entre Catalão e Brasília (DF).
Personagem ímpar do Centro-Oeste brasileiro, vivenciou, de perto, muitas situações divertidas e emocionantes na cidade goiana. Em outras terras, até almoçou com o então presidente Getúlio Vargas, na década de 40, quando foi ao Rio de Janeiro se tratar de um problema de saúde e aproveitou para ganhar uns trocados. “[...] terra de gente brava e pistoleiros”, disse Batuta ao presidente. E para transmitir as histórias ao público, Batuta contou com a ajuda da filha, Sandra Fayad. Em um livro de contos com 176 páginas, a autora catalana relata momentos marcantes na vida de Jorge, o Batuta. Mesmo morando em Brasília, Fayad irá lançar o livro em sua terra natal. O lançamento está marcado para o dia 20 de março, no auditório da Prefeitura de Catalão. Sandra Fayad é membro da Associação Nacional dos Escritores (ANE) e da Associação Cultural do Guará (DF). Ela também pretende divulgar amplamente o lançamento do livro em universidades e colégios, especialmente na escola que carrega o nome de seu avô, Abrahão André. Além do lançamento do livro, haverá a posse de dois novos membros da Academia Catalana de Letras: professor Paulo Pazz e Miriam Nassif Costa de Mendonça. |