06/06/2010 01h21
Recuperação da Horta e Circuito Verde do Ministério do Meio Ambiente
(Texto elaborado e divulgado por Sandra Fayad)
“A terra, com tudo o que nela há, não nos pertence; nós é que pertencemos inteiramente a ela.”
A despeito da incompreensão e da intolerância de vizinhos da Horta Comunitária Urbana 713 Norte; apesar do nosso esforço e da nossa luta para mantê-la intacta; embora tenhamos contado sempre com o apoio da imprensa e com o aplauso de instituições governamentais ao projeto; mesmo que sejam claras as normas legais que prevêem punição para os que prejudicam ou destroem o meio ambiente; apesar da desolação visível no movimento e no silêncio dos pássaros, lagartixas, pombos, minhocas que habitam a horta e que perderam parte do seu habitat escolhido ou adotado,
não conseguimos proteger totalmente nosso patrimônio ecológico e social do vandalismo e da destruição.
Mas tenho algumas boas notícias para compartilhar com vocês.
A primeira delas é que, com a ajuda de amigos como Israel, Marquinho, Leonardo, Maria Soares, Leoni gaúcha, Tatiana e do pessoal da Embaixada da Espanha conseguimos salvar pelo menos um exemplar de cada espécie das ervas medicinais adaptadas ao clima do cerrado, plantando-as em vasos, latas, saquinhos e nos pequenos espaços disponíveis no solo. Salvamos também várias espécies ornamentais. Como todas as mudas não cabiam no terreno que nos restou, doamos muitas delas para as pessoas que desejaram levá-las.
A segunda boa notícia é que contratamos o Sr. Manoel para fazer seis grandes canteiros de tijolinho. Israel e Marquinho os encheram de terra e de húmus produzido pelas minhocas que habitam a horta. Esse trabalho de transportar mais de cinquenta carrinhos de terra, peneirá-la, misturá-la ao húmus também peneirado e depois despejar nos canteiros foi demorado e árduo. Mas valeu a pena!
A terceira novidade é que refizemos o sistema de irrigação com as mangueiras furadinhas e os canos que restaram após as ações de vandalismo. Estamos agora transportando cada uma das espécies para os novos canteiros. Criamos também um orquidário e um viveiro vertical de matrizes, ambos protegidos por sombrite na área reservada da Horta. O comerciante Sergio Fayad nos doou três manilhas de 90 cm de diâmetro, que acolheram as minhocas salvas do antigo minhocário, e onde continuamos depositando a matéria orgânica que sobra em nossas residências (compostagem).
A quarta novidade é que fomos selecionados como “Espaço Exibidor da II Mostra Nacional” do Circuito Tela Verde, pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Cultura.
A partir de 7 de junho estaremos exibindo na Horta, nas escolas próximas e em outros locais da nossa comunidade cerca de 40 filmes de curta duração produzidos por cidadãos de todo o Brasil (educadores, agricultores, pescadores, indígenas), pré-selecionados e fornecidos em um kit doado pelo MMA a cada um dos 500 espaços exibidores do território brasileiro. Trata-se de um super projeto que visa acelerar a mudança de comportamento em todas as pessoas de todas as idades, em prol da natureza. Os resultados serão apurados e tabulados a cada exibição, consolidados e enviados ao MMA para avaliação dos resultados e para servir como parâmetro para novas ações. Leiam mais sobre o assunto, acessando o Blog http://circuitotelaverde.blogspot.com/
Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 06/06/2010 às 01h21
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.