RELEASE DO LANÇAMENTO ENVIADO PELO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL MARIA DAS DORES CAMPOS
EVENTO: Lançamento do livro “Histórias de Jorge: o Batuta” de Sandra Fayad e Posse dos novos membros da Academia Catalana de Letras
DATA: 20/03/2013
LOCAL: Auditório da Prefeitura Municipal de Catalão
REALIZAÇÃO: Fundação Cultural Maria das Dores Campos e Academia Catalana de Letras
A Fundação Cultural “Maria das Dores Campos” realiza em parceria com a Academia Catalana de Letras, com apoio da Revista Portal VIP, o lançamento do livro “Histórias de Jorge: o Batuta” de Sandra Fayad.
Sandra nasceu em Catalão e mora em Brasília desde 1967, onde foi servidora pública. Oriunda de família Sírio-libanesa é membro da Associação Nacional dos Escritores (ANE) e da Associação Cultural do Guará-DF. “Sendo acadêmica correspondente da Academia Catalana de Letras, não poderia deixar de realizar o lançamento do livro que conta a história de meu pai que viveu uma parte de seus 91anos de idade em Catalão e completou a missão dele na Terra”, afirma a escritora emocionada.
O evento acontecerá no dia 20/03/2013 às 19h no Auditório da Prefeitura Municipal de Catalão.
A frente da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, o presidente Rafael Purcina se diz privilegiado em poder participar de mais um momento histórico para a cultura regional, em tão pouco tempo na Gestão 2013-2016. “Quando o Prefeito Jardel Sebba nos convidou para a função, deixou sob nossa responsabilidade a missão de garantir o direito de acesso a Cultura e a Arte. Jardel Sebba quer projetar nosso município a nível de Estado e Nação e faremos o possível para atender a altura.”
Na ocasião ainda acontecerá a posse de dois novos membros da Academia Catalana de Letras. Jorce Silvério presidente da Academia relata a importância do evento.
“A Academia é um órgão que não dispõe de recursos próprios. Essa parceria com a Prefeitura e com a Fundação tem possibilitado que momentos como esses aconteçam. Já é o segundo evento de lançamento de livro que contamos com essa ajuda e queremos que outros tantos venham”, diz.
Os novos acadêmicos empossados no evento serão o professor Paulo Pazz e Miriam Nassif Costa de Mendonça. Ambos ressaltam o prazer e honra de incorporarem a Academia Catalana de Letras e comprometem-se em corresponder com muito trabalho e dedicação.
São histórias divertidas, curiosas e emocionantes como os relatos sobre os "bang-bang" em Catalão, na primeira metade do século XX, enquanto a meninada brincava na rua; a convivência com a singeleza e o folclore dos habitantes das margens do rio São Marcos; sua saga de caminhoneiro pelas estradas de terra batida no interior de Goiás; seu jeito de se relacionar com compradores e vendedores, fiscais e autoridades; sua disposição para - sempre que necessário - recomeçar, refazer e trabalhar, trabalhar. Personagem ímpar do Centro-Oeste brasileiro, que vale a pena conhecer através deste livro com suas histórias recontadas pela escritora Sandra Fayad, sua filha. Por Victor Tagore - editor
1a edição, 2012, 176 páginas, formato 14x21cm, contém fotos antigas de Catalão.
ACHO QUE VOCÊS VÃO GOSTAR. LANÇAMENTO EM BREVE.
SINOPSE:
Jorge, o Batuta, é um personagem real que viveu noventa e um anos, entre Catalão (GO) e Brasília. Filho de sírios, e casado com filha de libaneses, seu porte físico sempre bem delineado e seus braços musculosos e firmes eram a fotografia do que sempre foi a sua vida de trabalhador braçal. Optou por ser pedreiro contra a vontade dos pais, profissão da qual se orgulhou durante toda a vida. Foi também agricultor, caminhoneiro, feirante e contador de causos.
São histórias divertidas, curiosas e emocionantes como: os relatos sobre os “bang-bang” em Catalão, na primeira metade do século XX, enquanto a meninada brincava na rua; a convivência com a singeleza e o folclore dos habitantes das margens do rio São Marcos; sua saga de caminhoneiro pelas estradas de terra batida no interior de Goiás; seu jeito de se relacionar com compradores e vendedores, fiscais e autoridades; sua disposição para – sempre que necessário – recomeçar, refazer e trabalhar, trabalhar. Personagem ímpar do Centro-Oeste que vale a pena conhecer através deste livro, que traz suas histórias recontadas pela escritora Sandra Fayad, sua filha.
Em fase final de edição meu livro de contos que retrata um pouco da alma do povo goiano, das tradições árabes e da saga de caminhoneiros pelas estradas de terra batida do interior de Goiás para ser mais um candango. É um livro recheado de histórias engraçadas, emocionantes e heróicas. Acho que vocês vão gostar.
Aguardem para breve!
MAIS UMA POESIA EM MURAIS DA CIDADE ... obrigada Hezio Teixeira
De: contato@eulirico.art.br [mailto:contato@eulirico.art.br]
Enviada em: terça-feira, 1 de janeiro de 2013 16:06
Para: vovisster@gmail.com
Assunto: Onça Pintada
Cara Poeta Sandra Fayad
Seu poema ONÇA PINTADA, postado em 18.08.12, no site www.eulirico.art.br, foi escolhido para a edição 18 da exposição eu lírico, devendo ficar exposto por 90/120 dias.
Agradeço por sua valiosíssima contribuição para a cultura. Parabéns por sua poesia.
Feliz 2013.
Hezio Teixeira
curador