Blog         Instagram   Facebook    Twitter   Youtube
https://www.instagram.com/minhocariodepalavras/
 
Sandra Fayad Bsb
Minhocário de Palavras
Meu Diário
11/02/2024 18h34
AVES EM ALTO MAR

Em fevereiro de 2020, resolvi comemorar meu aniversário à bordo de um navio turístico brasiliero, quefazia a rota Rio de Janeiro - Salvador, ida e volta, em uma semana.



 Navio muito bonito,  preço bem acessível, com pagamento dividido em 10 parcelas. O serviço  de restaurante muito ruim,  passageiros em sua maioria barulhentos e esfomeados, Área de lazer super lotada, piscina cheia, cadeirs e mesas demais, gente mal educada. Várias vezes preferi caminhar por onde era possível ou ficar observando a natureza, a água do mar batendo na proa e os movimentos dos animais marinhos.   A certa altura, lá para os lados de Ilhéus, fomos acompanhados por bandos de pássaros grandes de corpo branco, asas escuras, que ora se aproximavam muito do navio, ora desciam e mergulhavam  para pescar. Depois de várias tentativas consegui fazer uma bela foto. Mas ainda não sei qual é a espécie de  pássaros é aquela.  


Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 11/02/2024 às 18h34
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
09/12/2023 22h32
Cultura de desprezo da velhice

Hoje eu estou me lembrando muito do papai. À medida que a gente envelhece ficam mais claras certas frases e atitudes dele. As vezes sentava à mesa e dizia: "eu fazia tanta coisa...já fiz de tudo um pouco...quando eu era novo carregava o caminhão, arrancava toco, trabalhei em tantas obras...acordava as 4 hs da manhã e nem ficava cansado".  Outras vezes,  quando o criticavam ou riam de sua fala desatualizada, ele  olhava para a pessoa com os olhos marejados d'água e dizia: "Você é  muito sabido, né?"
Os jovens, que não  aprenderam a aprender com os mais velhos, são assim mesmo, eu dizia. Ele se calava. Eu achava que criticavam ou riam dele porque era um roceiro, um peão, um velho que fugiu da escola quando criança.
Mas hoje sei que não era isso. O que acontece é que os mais jovens se julgam melhores e mais importantes do que os mais velhos.  Para eles tudo: o melhor carro, a maior mordomia, a subserviência, a mais glamuriosa festa ou viagem. Para os velhos,  restam a doação ou a guarda da velharia e da unutilidade provisória ou definitiva de objetos de suas casas. Estas devem estar bem bonitas para receber os "amigos". Para os velhos, levam também de vez em quando algum docinho. Entram sem avisar. Velho não precisa de privacidade. Saem rapidamente.  Casa de Velho tem cheiro de velharia, de mofo, de pum. Quando vão tomar água na casa dos velhos,  sempre olham se os copos estão bem lavados. Lavam novamente muitas vezes. Velho não tem força  nas mãos, não enxerga bem. Evitam comer da comidinha caseira que tanto gostavam quando crianças. É sem graça, sem tempero, ruim. Melhor é  pedir um ifood. Opinião de Velho entra por um ouvido e sai pelo outro.  Não serve para nada. Conselho de Velho é  agressão.  Melhor se afastar para não ouvir. Depois de algum tempo juntos  casais jovens costumam ter problemas  de relacionamento em função da educação que receberam. Então a mocinha acha a sogra,  cunhados, sobrinhos, primos um saco. Critica de leve, dá desculpas para evitar a convivência mais próxima, reclama ao mocinho, que aparentemente concorda com um "salutar" afastamento.  Dias depois é  o mocinho que vê  na família  da mocinha dificuldades semelhantes. Então, ela também que quer dar um chega pra lá  na própria  família. A vida segue até que a mocinha - sempre mais atarefada que o mocinho com as responsabilidades com casa, crianças, trabalho - percebe que levou a pior e passa a cobrar mais participação do mocinho, que não  gosta muito disso.  A vida segue... os velhos sentem, veem,  premeditam o caos. Mas, na cabeça de jovens, os velhos nada entendem dos novos relacionamentos, nunca foram jovens (?), têm que respeitar a privacidade, "naquele tempo era diferente, vovô ". 
Os velhos, que viveram e viram esse filme três ou quatro gerações, sorriem. Parabéns aos jovens, aos casais jovens, aos filhos, netos, bisnetos que repetirão os mesmos passos, acertarão e errarão da mesma forma.  Parabéns a8s que hoje são altos executivos, com o glamour e os privilégios das suas atividades produtivas. Aproveitem! Amanhã, quando vocês forem velhos aposentados, cairão  no mesmo ostracismo dos seus velhos, porque tudo é  transitório, fugaz, ilusório.  A efemeridade os alcançará muito mais rápido do que imaginam.

Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 09/12/2023 às 22h32
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
19/06/2022 15h32
Reportagem TV Record

 

 

A reportagem da TV Record  acabou de sair daqui. A previsão é que a matéria seja veiculada amanhã,  a partir das 8:30 h, no Programa Fala Brasil.
O tema será  compostagem,  separação correta do lixo doméstico.
Futuramente farão nova matéria sobre as demais atividades desenvolvidas pelo Projeto.

!8/06/2022

Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 19/06/2022 às 15h32
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
19/06/2022 15h29
Há Perigo no Ar

Poema de Lippia Alba

 

 

 

 

 

 

 

Há perigo no ar

 

 

 

 

Riscos altos de tragédia

 

 

 

 

O que virá? Um golpe fatal?

 

 

 

 

Não, não se trata de comédia.

 

 

 

 

Percebo as ameaças

 

 

 

 

Novamente tenho dificuldades

 

 

 

 

Não consigo processar tudo

 

 

 

 

Há torcida organizada

 

 

 

 

Há trama bem estudada

 

 

 

 

Ou vai ou racha!

 

 

 

 

Já não sei o que fazer

 

 

 

 

Para onde ir, se for...

 

 

 

 

Já não sei o que pensar

 

 

 

 

Há perigo no ar.

 

 

 

 

19/06/2021

 

 

Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 19/06/2022 às 15h29
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
17/01/2022 00h23
Reportagem Rede Globo

Em 17/01/2022 a Rede Globo veiculou mais uma reportagem sobre nossas atividades dd horta urbana na Asa Norte,  em Brasília. 

 

Publicado por Sandra Fayad Bsb
em 17/01/2022 às 00h23
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Página 2 de 78
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »
Site do Escritor criado por Recanto das Letras