Enquanto rolava o empate entre Brasil e México, resolvi gravar um vídeo sobre a nossa horta de ervas medicinais e condimentos e também de plantas ornamentais.
Essa horta foi criada em 2006. Ela fica na Entrequadra 712/713 Norte, é cultivada com várias espécies de Ervas Medicinais e Condimentos e algumas ornamentais. Ocupa um espaço de 45 m², é cuidada diariamente. Nela vivem ainda alguns animais como pássaros, borboletas, lagartixas,minhocas. Há 4 composteiras, decoração, iluminação, irrigação e produção de húmus. Diariamente recebe dezenas de visitantes de todas as idades como donas de casa, estudantes do ensino fundamental à Universidade, pesquisadores, professores, ambientalistas.As plantas são identificadas em tabuletas pela denominação popular e científica. O cultivo é orgânico e é possível ao visitante obter algumas folhas, sementes e mudas sem custos e comprar os livros de autoria da criadora da horta autografados ou, se preferirem, poderão ser adquiridos através da Livraria Cultura e na Livraria Cotidiano.
Vejam abaixo como ela está bonita em pleno inverno seco no Planalto Central do Brasil:
Eu penso que defender esta ou aquela corrente política não pode ser motivo de desentendimentos entre amigos. Se for, vejo duas razões para isto:1. não eram amigos: amigos de verdade podem até discutir, mas respeitam divergências de opinião e continuam amigos; 2. um dos amigos (ou ambos) se beneficiará de vantagens diretas que a corrente política defendida pode lhe garantir, estando no poder.
O dia de hoje - 11 de junho - tornou-se especial porque está associado a um momento triste, de perda. Em 2013, perdi um grande amigo, com o qual convivi por mais de 3 décadas. Abel Marcos era daquelas pessoas que dificilmente se encontra por aí. Era do tipo reservado , organizado, tradicionalista, inconformado com o que lhe parecia injusto, impróprio, imoral. De temperamento às vezes explosivo, às vezes cavalheiresco, gostava de aconselhar, citar exemplos de vida e até a própria experiência. Era o amigo das dicas oportunas, das caminhadas, MPB, viagens, do papo sobre futebol, do Minas Brasília e do Clube Unidade e Vizinhança, dos restaurantes self-service, do cafezinho dentro ou fora de casa e muito mais. Saudades!
Sobre "Uma horta sob o metrô de Londres":
A Reportagem:
http://www.archdaily.com.br/br/01-177606/uma-horta-urbana-sob-o-metro-de-londres
O vídeo:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xFL_u3qk73U
Engraçado! Eis a diferença: O vídeo mostra o empenho da sociedade, a autorização do poder público, o patrocínio privado, o respeito do povo, a imprensa. Enfim, todos envolvidos no projeto. No Brasil a gente faz uma hortinha na porta de casa, o poder público diz que tem que desmanchar porque a área é dele, o setor privado finge que não vê, o povo só para pra levar alguma coisa porque é de graça e se você não atender correndo ainda fica com raiva, a imprensa divulga se houver espaço na edição e não tiver mais nada pra mostrar. "Viva nois"!!! (25-04-2014)
In English:
Funny! Here's the difference: The video shows the efforts of the company, the authorization of the government, the private sponsorship, the respect of the people, the press. Anyway, everyone involved in the project. In Brazil you do a vegetable garden outside the house, the government says it must to undo it because that area is to him, the private sector pretends not to notice, and the people pick up something because it's free and if you do not give it fast they stay angry, the press releases if there is space on the issue and have nothing else to show. "Viva nois"! (25-04-2014)
Clique no link abaixo:
Para ver todas as apresentações dos Poetas Participantes do mesmo evento, clique aqui e vá passando vídeo por vídeo no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=BMLWrADPUhc&list=PL3w2ghdm5QMnELniLc2yya5e2pOpRW-E0
Data do evento: 18/04/23014